A atualização da S10 garantiu à picape Chevrolet condições para enfrentar a acirrada concorrência do segmento. As modificações avançaram do visual renovado aos aperfeiçoamentos no conforto, conjunto propulsor e segurança. A dirigibilidade melhorou e os novos recursos eletrônicos deixaram a condução mais perfeita e tranquila. Rodamos nas ruas e estrada gaúchas com a Chevrolet S10 High Country tem preço a partir de R$ 223.090.
Os aperfeiçoamentos da S10 remetem à norte-americana Colorado. Além do visual e da tecnologia, o conjunto propulsor também recebeu modificações atualizando a brasileira com recursos semelhantes aos da irmã e acompanhado o design global dos utilitários da marca.
- Não adianta, a S10 chamou a atenção nas ruas pela imponência, apesar de ser uma picape média.
O visual robusto não deixou passar despercebido nas ruas ou nos estacionamentos.
Além da mudança na dianteira, a Chevrolet assumiu uma diferenciação entre a versão topo de linha High Country, que testamos, e as demais opções.
Detalhes externos
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Na parte externa, o novo visual com um toque mais esportivo, seguro e tecnológico diferencia bem a versão topo de linha do restante da família S10 – destacou a jornalista Priscila Nunes.
A nova frente com grade escura e o nome Chevrolet em alto relevo sobre uma barra central chamou a atenção de Priscila. “A tradicional gravata dourada, emblema da marca, pela primeira vez, aparece em outra posição. Ficou muito legal! Todo conjunto é complementado com os faróis em LED e para-choque”.
O para-choque aumentou o ângulo de entrada. que passou de 27 para 29 graus) e os faróis auxiliares de neblina foram reposicionados mais acima para melhorar a iluminação e proteção do conjunto em situações mais adversas fora de estrada.
Motor e desempenho
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O conjunto propulsor foi aperfeiçoado. A troca da turbina (a mesma da Colorado) do 2.8 turbo diesel e a e adequação da transmissão automática melhoraram as acelerações que ficaram mais progressivas. Os 200 cv e a força (torque) de 51 kgfm foram bem distribuídos pelo câmbio de seis velocidades e tração 4x4.
Na cidade, apesar do porte avantajado – quase 5,5 metros de comprimento e peso superior a duas toneladas – a S10 rodou tranquila. As retomadas de velocidade melhoraram em relação aos modelos turbo diesel anteriores que já testamos, lembrou Priscila.
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Na estrada, as respostas foram rápidas com troca silenciosa de marchas. “A tecnologia auxiliou a condução e reforçou a segurança. Além dos alertas de colisão frontal, saída de faixa e controles eletrônicos de estabilidade e tração foram acrescidos novos recursos como o sistema de frenagem automática de emergência e detecção de pedestres, mas faltou o sensor de ponto cego”, completou Priscila.
O consumo de combustível ficou entre 8,5 km/l a 9,4 km/l na cidade, de 12,3 km/l a 13,9 km/l, a velocidade constante de 80 km/l e de 11,1 km/l a 11,9 km/l a 110 km/l.
Interior e conectividade
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O interior da S10 High Country 2021 mudou pouco em relação ao modelo anterior. Priscila destacou o acabamento em couro em dois tons, a boa posição de dirigir e os comandos bem posicionados à mão.
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Também o Wi-Fi nativo e o MyLlink com tela de oito polegadas, GPS integrado, acesso a Android Auto e Apple Car Play sem fio e câmera traseira, entre outros.
Faltaram o acesso por aproximação, partida por botão e carregador por indução, que deixariam a picape bem completa.
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- O aplicativo My Chevrolet também recebeu atualizações e agora é possível ligar a picape remotamente, possibilitando o acionamento do ar condicionado a distância.
Testei e achei intuitivo – elogiou a jornalista.
Segurança
- A S10 ficou até 20% mais resistente em caso de impacto conforme a General Motors. Claro que ninguém espera passar por uma colisão, porém a segurança é um ponto extremamente importante. Além disso, a picape tem seis airbags, o que reforça ainda mais a segurança - elogiou Priscila..
A jornalista recordou que depois de observar alguns crash-tests (testes de impacto), valoriza muito mais os itens de segurança de um carro. “É impressionante o estrago que faz uma batida, às vezes, até em baixa velocidade. Por isso precisamos ter bastante atenção em airbags e itens de segurança na hora de comprar um veículo”.
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A tampa da caçamba também foi aperfeiçoada.
Passou a contar com a opção de amortecedor, disponível como acessório, que reduziu o peso e deixou a operação mais suave.
A caçamba leva 1.061 litros com carga útil de 1.049 quilos.
Conclusão: Renovada, a S10 High Country se saiu bem durante a avaliação. Como Priscila lembrou, foi uma picape obediente com respostas rápidas e precisas aos comandos. A segurança fez toda a diferença. O visual, com a grade da frente, ficou mais bonito. Mas antes de qualquer decisão, deve ser analisada a relação custo/benefício em razão da proposta de uso.