Os aperfeiçoamentos, inovações, recursos eletrônicos e a nova versão de quatro portas da segunda geração da Strada garantirão à picape Fiat condições para manter a liderança do seu segmento. O lançamento deveria ocorrer nesta terça-feira (7) foi adiado pela quarentena provocada pela pandemia do coronavírus. Com as linhas de montagem e fornecedores parados, a Fiat adiou o lançamento da Nova Strada 2021. A apresentação deverá ocorrer no segundo semestre, quando serão anunciados os preços.
O visual encorpado da Strada 2021 remete a irmã maior, a Toro, e com detalhes dos hatchs Argo e Mobi. As fotos divulgadas mostram a frente alta marcada pela generosa grade com o logo Fiat que separa os faróis com assinatura em LED na versão topo de linha. A inferior acompanha o para-choque com os faróis de neblina nas pontas.
Uma cobertura plástica segue os para-choques dianteiro e traseiros passando pelas caixas de rodas e laterais.
As lanternas traseiras também remetem à Toro. Ao contrário da irmã maior, a tampa é inteira.
A Strada 2021 compartilha cerca 25% de componentes e peças de outros modelos da Fiat.
Na estrutura da nova picape foram usados aços mais leves e de alta e ultra resistência, o que reduziu o peso em relação ao modelo anterior.
A nova Strada terá duas opções de motores combinados com a transmissão manual de cinco marchas. As versões de entrada trarão o 1.4 Fire de 85 cv e força (torque) de 12,4 kgfm (gasolina) a 88 cv e 12,5 kgfm (etanol). Nas demais, o 1.8 E.torQ foi trocado pelo 1.3 Firefly de 101 cv e força de 13,7 kgfm (gasolina) a 109 cv e 14,2 kgfm (etanol).
A segunda geração da Strada ganhou direção elétrica (menos na Endurance), controles de estabilidade e tração, bloqueio eletrônico do diferencial e assistente de partida em rampa. A suspensão traseira foi aperfeiçoada para combinar a capacidade de cerca com melhor conforto.
O interior da Strada 2021 remete ao Mobi como coluna de direção, volante, painel e quadro de instrumentos. A nova central multimídia com tela de 7 polegadas sensível ao toque é interativa com Android Auto e Apple CarPlay por Bluetooth.
Versões e detalhes
Strada Endurance 1.4 cabine simples e dupla
Direção hidráulica, volante com ajuste de altura, ar-condicionado, computador de bordo, preparação para som, luzes diurnas (DRL), porta-escada, protetor de caçamba e rodas de aço de 15 polegadas com pneus 195/65 R15, entre outros.
Strada Freedom 1.3 cabine simples e dupla
Acrescenta volante multifuncional, direção elétrica, banco do motorista com ajuste de altura, quadro de instrumentos com display digital de 3,5" para o computador de bordo e sensor de pressão dos pneus, rádio, travas, vidros e retrovisores elétricos, quatro airbags, para-choques, maçanetas e retrovisores na cor da carroceria, faróis auxiliares de neblina, rodas de liga leve de 15 polegadas e pneus 195/65 R15.
Strada Volcano 1.3 cabine dupla
Acrescenta, bancos com revestimento em tecido e couro, central multimídia com tela de 7 polegadas sensível ao toque, com câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, duas entradas USB, vidros elétricos traseiros, quatro airbags, faróis de LED, barras no teto, santantonio, capota marítima, rodas de liga leve de 15 polegadas e pneus 195/65 R15.
A Fiat criou o site www.fiat.com.br/novastrada.html onde os interessados receberão as novidades da picape e mais adiante poderão fazer a reserva para compra.
O modelo atual continuará em linha para atender principalmente aos frotistas.