Com Priscila Nunes / Especial
As ruas e estradas deterioradas, as lombadas e os pisos irregulares passaram desapercebidos pelo Argo Trekking. O aventureiro urbano Fiat é muito mais do que os detalhes visuais. A direção, a suspensão e o diferencial recalibrados e os pneus mistos fizeram a diferença. Nos 600 quilômetros rodados com o modelo completo, o hatch provou sua versatilidade. O Fiat Argo Trekking 2020 tem preço a partir de R$ 58.990.
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Desenvolvido para o uso diário na cidade e aventuras em trilhas leves nos finais de semana, o Argo Trekking foi perfeito no trânsito urbano das nossas ruas precárias ou das estradas nem sempre conservadas. Superou tranquilo lombadas, quebra-molas e buracos, comuns nas vias públicas.
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O comportamento do Argo Trekking foi próximo ao do Drive 1.3 GSR mas com a vantagem da suspensão mais alta e dos pneus de uso mistos. Com o conjunto propulsor bem ajustado rodou rápido nas ruas e avenidas e ainda melhor na estrada. Sobrou potência e força nas rodovias com velocidades de 80 km/h ou 110 km/h.
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A jornalista Priscila Nunes dirigiu o Argo Trekkink em trechos precários e elogiou o comportamento do hatch aventureiro que " ignorou as dificuldades que certamente outros carros teriam.
Rodamos em estrada de chão batido e o carro se saiu bem”, enfatizou.
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Nas ruas e estradas
- A suspensão mais alta ajudou na hora de passar pelas poças d e água. Os pneus mistos ajudaram rodar no barro. Passamos por trechos ruins e mal sentimos. Os quatro centímetros a mais (são 21 cm) na distância do solo em relação ao irmão Drive 1.3 ajudaram - lembrou Priscila
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Respostas rápidas, trocas de marchas precisas e retomadas de velocidade adequadas. O 1.3 Firefly mostrou sua potência e força.
Os 101 cv e força (torque) de 13.7 kgfm (gasolina) a 109 cv e força de 14,2 kgfm (etanol) foram bem distribuídos pelo câmbio manual de cinco marchas.
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O consumo de combustível ficou próximo ao do Argo Drive 1.3 GSR. Com gasolina e dependendo do fluxo, as médias variaram de 12,1 km/l a 14,1 km/l na cidade. Na estrada ficaram de 14,9 km/l a 17,8 km/l na velocidade constante de 80 km/h, e de 13, 3,4 km/l a 15.1 a 110 km/h.
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O diferencial foi adequado aos pneus maiores de uso misto Pirelli ATR Scorpion 205/60 R15. Com a mudança, na estrada em velocidades mais elevadas, sobrou motor. O que deixou a expectativa sobre como será o comportamento do Argo Trekking se a Fiat oferecer a opção com o câmbio automático de seis velocidades.
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As modificações na suspensão - novas molas e amortecedores - e os pneus mistos deixaram o Argo Trekking mais firme sem comprometer o conforto. A maior altura do solo não prejudicou o comportamento dinâmico. Com a direção também recalibrada, o aventureiro deixou a impressão de melhor dirigibilidade, inclusive em curvas mais fechadas e velocidades elevadas.
- Já havia dirigido outras versões do Argo e gostei muito do Trakking. Nos trechos com o piso mais comprometido, o comportamento lembrou o meu utilitário esportivo pela facilidade de superar as dificuldades. Pensei que o nível de ruído interno seria maior, o que só ocorreu em velocidades mais elevadas - lembrou Priscila
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Os elementos que remetem ao estilo aventureiro foram destacados pela jornalista como a adição das barras no teto, os adesivos com a identificação do modelo e os pneus maiores e mais largos. No interior, o novo tecido de revestimento dos bancos que contrasta com as costuras na cor laranja e a assinatura Trekking bordada na parte superior.
Interior e equipamentos
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- Gostei do bom acabamento interno, da textura dos plásticos, do teto preto que remete ao HGT.
Também do volante, painel e console escurecidos que contrastam com as molduras cromadas das saídas de ar.
O espaço é generoso considerando as dimensões do Argo. Para completar, o porta-malas de 300 litros -disse a jornalista.
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A central multimidia Uconnect com tela de sete polegadas sensível ao toque é interativa com Android Auto e Apple CarPlay.
Ar-condicionado e comandos elétricos dos retrovisores, vidros e travas das portas estão entre os itens de série.
- Na hora de estacionar não precisamos de vagas amplas e a câmera de ré com linhas dinâmicas, que é opcional, ajudou - lembrou Priscila.
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- Com o Argo Trekking, a Fiat mostrou que sabe ajustar carros compactos para os diversos tipos de pisos na cidade e no meio urbano, como já havia feito com outros modelos. O que é bom para quem gosta de hatchs compactos - destacou.
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Conclusão: O Argo Trekking é o herdeiro natural da tradição aventureira da Fiat que começou nos anos 90. Bem ajustado, o hatch é a combinação perfeita para do uso urbano, trilhas leves e para enfrentar as ruas e estradas nem sempre em boas condições. Sobra potência ao conjunto propulsor, pronto para receber a opção com câmbio automático de seis velocidades. De sobra a boa relação custo/benefício.