Com Priscila Nunes / Especial
Esportivo com linhas jovens, potente conjunto propulsor e recursos de condução semiautônoma, o Accord surpreendeu pelo comportamento, luxo e segurança. Na 10ª geração, o sedã grande Honda ficou mais baixo, largo e espaçoso. A dirigibilidade entusiasmou nos 600 quilômetros que rodamos pelas ruas e estradas gaúchas. O Honda Accord Touring tem preço de R$ 198.500.
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O Accord é o tipo de carro que entusiasma e surpreende pelos detalhes. O visual remete ao um Civic anabololizado. Apesar de quase cinco metros de comprimento e mais de 1.500 quilos, o sedã é puro desempenho e prova a proposta da japonesa de enfrentar os concorrentes mais próximos das marcas premium alemãs Audi, BMW e Mercedes -Benz.
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Ao contrário da geração anterior com linhas tradicionais, o novo sedã Honda lembra um cupê e não passou desapercebido. Como lembrou a jornalista Priscila Nunes, muitos perguntaram se era o novo Civic que ficou maior. "Conheci o Accord no Salão de São Paulo e agora tive a oportunidade de rodar e confirmar a expectativa de como ficara e do seu comportamento " .
Acesso por aproximação, sofisticado interior, o generoso espaço acomoda com conforto o condutor e acompanhante.
O banco traseiro leva bem três adultos. A posição de dirigir, o volante pequeno e a direção e a suspensão firmes facilitaram a condução mais esportiva na estrada.
- Partida por botão, comandos bem posicionados e sempre a mão, ao acelerar senti a potência e a força do motor turbo. Na cidade, o transito congestionado prejudicou. Também tive que desviar dos buracos das ruas de Porto Alegre porque o Accord é mais baixo.
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Na estrada, o Accord foi perfeito, em especial na freeway Porto Alegre/Osório. O novo conjunto propulsor é um dos destaques do sedã. O motor 2.0 Turbo VTEC e injeção direta de gasolina despejou 256 cv e força (torque) de 37,7 kgfm bem distribuídos pelo câmbio automático de dez velocidades e troca sequencial de marchas por aletas atrás do volante.
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- A paisagem e o tempo passaram rápidos e, nas ruas ou estradas, apesar da distância percorrida, pareceu que foram poucos quilômetros - .
O comportamento do Accord e a facilidade de condução deixaram a vontade de dirigir ainda mais .
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O conjunto propulsor provou que o Accord não ficou esportivo apenas no visual.
A combinação do motor turbo com o câmbio, 0 comportamento dinâmico e a dirigibilidade provocaram e foi preciso atenção e cuidado para não ultrapassarmos os limites de velocidade.
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O câmbio automático de 10 velocidades ajudou e as acelerações e retomadas de velocidade foram rápidas mesmo em baixas rotações. O sedã rodou macio, silencioso e tranquilo com trocas imperceptíveis. As reduções de marchas acompanharam as desacelerações. Concordamos que deu vontade de acelerar mais forte, mas foi preciso controlar o pé.
Tecnologia semiautônoma
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Os recursos eletrônicos de condução semiautônoma do Honda Sensing facilitaram dirigir, em especial na estrada. “O controlador eletrônico de velocidade adaptativo manteve a velocidade e distância do carro da frente. Os assistentes de frenagem automática de emergência e de permanência em faixa funcionaram bem quando preciso” lembrou a jornalista.
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Nos modos Eco e Nornal o baixo nível de ruído foi auxiliado pelo sistema de som que emite frequência invertida e neutraliza o barulho externo. Na estrada, o modo Sport transformou o Accord num sofisticado brinquedo. Direção, motor e trocas de marchas foram alterados. deixaram o comportamento mais arisco e o som esportivo invadiu a cabine.
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Apesar do melhor desempenho o consumo de gasolina diminuiu.
Pelo Inmetro, o Accord faz 9 km/l na cidade e 12,3 km/l na estrada.
No teste nossas médias ficaram entre 7,4 km/l a 9,6 km/l na cidade e de 13,8 a 14,4 km/l a velocidade constante de 80 km/l a 12,4 km/h a 13,2 km/l a 110 km/h na estrada.
Elegância e requinte
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Para Priscila, o Accord expressa elegância, esportividade, segurança e requinte. Foi visualmente pensado para o segmento masculino e com idade acima dos 35 anos. “Imaginei um pai de família dirigindo o carro. Gostei do conforto a bordo e fiquei impressionada com o tamanho do porta-malas que leva 547 litros com espaço de sobra para toda bagagem”.
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O quadro de instrumentos combina mostrador analógico com tela digital de 7 polegadas programável.
A jornalista gostou da central multimídia interativa com o Android Auto e Apple CarPlay de fácil manuseio.
Tela de oito polegadas sensível ao toque, GPS, câmeras de ré e laterais, sistema de áudio, bluetooth e entradas auxiliares completam o conjunto .
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Os ocupantes do Accord têm a proteção de oito airbags – frontais, laterias, de cortina e de joelhos para condutor e acompanhante.
A segurança é reforçada também pelos controles de estabilidade e tração e monitoramento da pressão dos pneus, entre outros.
Conclusão
O Accord cumpriu a proposta da Honda de enfrentar os esportivos premium alemães. O espaço, conforto, sofisticação e desempenho são comparáveis aos concorrentes do segmento e que são superados pelos recursos de condução semiautônoma. Importado dos Estados Unidos em volume reduzido, o sedã esportivo familiar reforça a imagem da marca japonesa.
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