Com Priscila Nunes / Especial
Pioneira e líder do seu segmento, a Strada também é a picape mais vendida no país. A compacta Fiat superou o tempo e com pequenos modificações em detalhes mantém a posição conquista desde em 2000. Rodamos cerca de 600 quilômetros com uma Adventure que repetiu o comportando dos modelos anteriores. A Fiat Strada Adventure 2019 custa R$ 79.490.

Picape mais vendida em 2018, a Strada ficou em oitavo na classificação geral com 67.227 registros, quase nove mil à frente da irmã maior, a Toro. Sobre a segunda compacta, a Volkswagen Saveiro, 19º no ranking com 45.920 emplacamentos, a diferença superou 21 mil unidades.

A cabine com três portas introduzida em 2012 continua o principal apelo da Strada.
A segunda porta direita facilitou o acesso ao banco traseiro e a colocação da cadeirinha infantil.

O conjunto propulsor garantiu potência e força para puxar a Strada. O motor o E.torQ 1.816 V gera de 130 cv e força (torque) de 18,4 kgfm com gasolina a 132 cv e 18,9 kgfm apenas com etanol combinado com o câmbio manual de cinco marchas.

A Strada pesa menos de 1.300 quilos e, com o condutor e acompanhante, o conjunto garantiu desempenho adequado nas ruas, nas estradas e na terra batida. A jornalista Priscila Nunes gostou do comportamento do conjunto propulsor.
- O motor foi ótimo na cidade e com o câmbio manual conseguimos, na troca de marchas, sentir a força e a potência. Na estrada, também, com engates fáceis e macios, facilitou ultrapassagens.

A direção hidráulica pareceu pesada para quem está acostumada com os sistemas de assistência elétrico ou eletrohidráulico. Priscila ponderou que sentiu o peso da direção, principalmente nas manobras de estacionamento. Também considerou alto o nível de ruído interno em velocidades mais elevadas.

A Strada superou buracos, lombadas e a terra batida. A suspensão independente tipo McPherson na frente e eixo rígido na traseira absorveu razoavelmente as irregularidades do pavimento.
- Prefiro carros de passeio, mas a picape saiu melhor do que eles nas nossas ruas e estradas precárias.

Os faróis angulosos de dupla parábola com canhões cromados e máscara negra são separados pela grade cromada com o logo da marca no centro. O para-choque com faróis de neblina e profundidade nas extremidades destaca a frente robusta.

A cobertura plástica acompanha a continuidade das caixas de rodas até o para-choque traseiro. Ainda nas laterais protetor de soleira nas portas, estribos pretos, vinco na linha de cintura e barras no teto.
As lanternas traseiras são horizontais.

O interior da Adventure, para a jornalista, pareceu como “a maioria dos carros que testamos. Os detalhes em tecido nas laterais das porta ameniza a predominância do plástico. Vale destacar a bússola e os inclinômetros longitudinal e transversal”.

A central multimidia com tela de 6,2 polegadas conta com TV digital, navegação por GPS e câmera de ré.
Também rádio AM/FM, CD e DVD player, Bluetooth e entrada USB.

Priscila destacou a caçamba com cobertura e capacidade para 650 quilos, “boa opção para quem precisa carregar materiais, como profissionais de diversas atividades.
Não vejo a Strada Adverture como um carro familiar, seria mais para o uso pessoal em serviço.
Ainda para quem gosta de trilhas urbanas leves ou esportes radiciais e precisa enfrentar estradinhas de terra, barro ou a areia da beira da praia, além de surfistas à procura de praias com ondas fortes.
Conclusão: A Strada Adventure 2019 mantém as características que a consolidaram como a picape preferida pelo brasileiro, mas paga o desgaste provocado pelo tempo. O conjunto propulsor atende às necessidades da versão topo de linha na cidade, estrada, terra e trilhas urbanas leves.
