O visual identifica de longe que o Gladiator é um Jeep. As linhas tradicionais remetem ao Wangler com as características de uma picape. Com duas opções de motores, quatro de acabamento, e avançada tecnologia para enfrentar qualquer terreno, o Gladiador 2020 chegará às concessionárias norte-americanas no segundo trimestre de 2019. Ao contrário do Wangler, que desembarcará no Brasil em 2019, o Jeep Gladiator Rubicon 2020 não tem previsão de chegar ao mercado brasileiro.
O novo Gladiator 2020 é a releitura avançada da longa história de picapes Jeep que começou com o modelo de uma tonelada e tração 4x4 derivado do CJ-2A. A picape com 2,99 m de distância entre os eixos teve poucas mudanças ao longo de sua trajetória e, na sua evolução, foi fabricada no Brasil entre as décadas de 1960 e 1980.
A grade de sete fendas do jipe foi alargada para aumentar o fluxo de ar e ajudar o motor, aspecto importante com o aumento da capacidade de reboque.
Os faróis dianteiros e de neblina e luzes diurnas (DRL) em LED são opcionais. As lanternas traseiras quadradas também são em LED.
Produzido em Toledo (EUA), capota de lona ou teto rígido, as portas do Gladiator 2020 podem ser retiradas e o para-brisa rebatido. Serão quatro opções de acabamento: Sport, Sport S+, Overland e Rubicon.
No interior, o painel e o console têm linhas limpas. O quadro de instrumentos traz tela digital entre os mostradores analógicos.
Nas versões Overland (série) e Rubicon (opcional) o revestimento tem costuras contrastantes. A partida por botão é de série em todos os Gladiator. O assento do banco traseiro (bipartido 60/40) pode ser rebatido.
O sistema de informação e entretenimento Uconnect do Gladiator conta com telas de 5, 7 ou 8,4 polegadas interativas com o Android Auto e o Apple CarPlay.
Na versão Rubicon a câmera dianteira off-road instalada na fenda central da grade permite ver os obstáculos à frente.
No sistema de áudio, o subwoofer e o alto-falante portátil sem fio são opcionais, o que permite ser levado para fora do carro.
O Gladiator terá o motor Pentastar V6 de 3.6 a gasolina de 289 cv e força (torque) de 35,9 kgfm, sistema Stop/Start e câmbio manual de seis marchas ou automático de oito velocidades como opcional.
No inicio de 2020 estará disponível o V6 3.0 turbo diesel de 260 cv, 61,1 kgfm e Stop/Start combinado com a transmissão automática de oito velocidades mais adequado e maior força para enfrentar os obstáculos mais radicais.
O Gladiator 2020 terá dois avançados sistemas de tração nas quatro rodas. O Command-Trac 4x4, de série nas Sport e Overland, com caixa de transferência de duas velocidades e relação final de 2,72:1 para a reduzida. A terceira geração de eixos rígidos Dana dianteiro e traseiro tem relação 3,73:1 para o posterior.
Na versão mais aventureira, a Rubicon, o sistema Rock-Trac 4x4 tem eixos de alto rendimento Dana 44 e marcha reduzida com relação final 4:1.
São de série os diferenciais com bloqueio eletrônico Tru-Lok.
A Rubicon, tem ainda sistema de deslizamento limitado e as barras estabilizadoras podem ser desconectadas para facilitar o movimento das suspensões nas trilhas mais radicais em terrenos acidentados, pedras, areia, lama e ainda neve ou gelo.
O chassi do Jeep Gladiator utiliza materiais avançados como aço leve de alta resistência. Com 5,54 metros de comprimento, a distância entre os eixos é 3,48 m. Portas, dobradiças, capô, para-lamas, quadro do para-brisas e tampa traseira são em alumínio. Também outras peças tiveram o peso reduzido.