Acelerar três dos mais potentes Audi que chegaram ao Brasil nas últimas semanas exigiu fôlego, tranquilidade e muita atenção. Os RS TT, RS3 e SQ3 foram para a pista de Interlagos na Audi driving experience, evento que permitiu a um grupo de jornalistas conhecerem as supermáquinas esportivas no tempo do automobilismo brasileiro. O sedã RS 3 custa R$ 329.990, o utilitário esportivo SQ5, R$ 397.990 e o coupé RS TT R$ 429.990.
Volante, banco e retrovisores ajustados, o desafio de dirigir o TT em Interlagos começou com uma volta de reconhecimento antes de soltar os 400 cv de potencia e os 45,9 kgfm de força (torque) do motor de cinco cilindros 2.5 TFSI distribuídos pelo câmbio automatizado de dupla embreagem S-Tronic de sete velocidades e a tração integral quattro.
Foi preciso cuidado com o acelerador ao liberar a cavalaria acompanhando as retas e curvas do circuito. O 2.5 respondeu muito rápido e a troca de marchas sequencial pelas aletas atrás o volante ajudaram com a redução de marchas controlar o coupé e evitar o superaquecimento dos avantajados freios a disco nas quatro rodas.
O ronco forte entusiasmou e o TT surpreendeu pela dirigibilidade rápida, tranquila e segura. As duas retas – a dos boxes e a oposta – foram os trechos perfeitos para sentir a potência e a força do 2.5 TFSI, ver o velocímetro subir acompanhando o conta-giros e chegar aos 200 km/h. Pura emoção em alta velocidade.
O interior confortável tem bancos tipo concha que abraçam o condutor e acompanhante nas curvas mais fechadas. A chicane com cones (redutor de velocidade) da reta oposta facilitou sentir a eficiência dos freios que seguram bem o esportivo e da suspensão. Também a saída da reta dos box e a entrada no S do Senna.
Ao longo do circuito a dirigibilidade foi ótima. O perfeito equilíbrio do carro mesmo nas freadas mais bruscas, em curvas acentuadas. Parte do peso foi transferida para a frente com leve balanço da carroceria. A baixa altura do solo, a tração integral quattro e os pneus de perfil baixo 245/35 R19 colaboraram para ótima impressão deixada pelo RS TT.
O visual da versão brava do TT é destacado pelas generosas entradas de ar separadas pela ampla grade, todas em preto, e os faróis Full LED com iluminação diurna em LED. A traseira é valorizada pelas novas lanternas tridimensionais em OLED.
O sofisticado interior tem revestimento em napa fina e fibra de carbono. O quadro de instrumentos digital, o virtual cockpit, programável pelo condutor incluindo a potência, força e aceleração de gravidade (força G) do momento.
O volante multifuncional revestido em couro tem base reta e traz o botão de partida do motor. Os bancos esportivos contam com apoios nas laterais e ajustes elétricos. O console é revestido em fibra de carbono. A central multimídia conta com navegação por GPS e câmera de ré. O sistema de áudio é Bang & Olufsen de 705 Watts.
O RS TT traz ainda sensores de estacionamento, Audi drive select, Audi smartphone interface e rádio MMI.
Viagem a convite da Audi