
A tecnologia do novo EcoSport avançou com recursos eletrônicos que aumentaram a segurança e reduziram o risco de acidentes. O utilitário esportivo Ford é o único do seu segmento no mercado brasileiro que conta com sistema anticapotamento que monitora a inclinação lateral do veículo.

O RSC - Roll Stability Control complementa a ação do controle eletrônico de estabilidade e tração AdvanceTrac, aumentando a precisão e a segurança na direção.
O controle eletrônico de estabilidade é um sistema que mantém o veículo sob controle em manobras bruscas e condições adversas, corrigindo a sua trajetória. Além dos controle de estabilidade e tração com RSC, o utilitário esportivo compacto conta com o assistente de partida em rampa e os freios ABS com auxílio de frenagem de emergência.

O sistema anticapotamento RSC, exclusivo da marca, conta com dois sensores que monitoram os ângulos de deriva e rolagem da carroceria em tempo real, realizando 100 medições por segundo. O RSC acompanha a tendência de perda de contato das rodas com o solo. Se necessário, aplica os freios individualmente em cada uma uma delas e reduzir a potência do motor para garantir o controle do veículo mesmo em manobras de emergência.

Desenvolvido e calibrado pela engenharia da Ford, o sistema RSC gerou o registro de mais de 100 patentes para a marca e passou por inúmeros testes até chegar à sua configuração final de desempenho e robustez. Uma das provas incluiu a elevação do centro de gravidade do carro – com a colocação de pesos no teto – e rodagem em diferentes tipos de terreno para testar as condições de aderência do pneu com o solo.

O supervisor de Dinâmica Veicular da Ford, Eloy Meffe, destaca que o controle eletrônico de estabilidade e tração do Novo EcoSport com RSC é diferente de todos os demais sistemas existentes no mercado. Baseado na leitura em tempo real e monitorar o ângulo de deriva e rolagem simultaneamente, “oferece mais precisão e evita intervenções desnecessárias, aumentando a segurança sem tirar o prazer de dirigir.”