Com Priscila Nunes
O interior ousado, o conjunto propulsor de alto desempenho e a avançada tecnologia intimam o visual discreto. Apesar do porte avantajado, a condução do Q7 é facilitada pelos recursos eletrônicos que valorizam o conforto, facilitam a condução e aumentam a segurança. Nos 700 quilômetros do nosso test-drive pelos caminhos do Litoral e da Serra, o utilitário esportivo Audi rodou tranquilo nas ruas e flutuou nas estradas como em um silencioso voo na primeira classe. O Audi Q7 Ambition 3.0 TFSI custa a partir de R$ 416.990.
O Q7 ficou menor e mais leve na nova geração, mas cresceu em conforto, desempenho e segurança. O uso da plataforma MLB e de materiais mais leves como aço de alta resistência e alumínio em boa parte da carroceria reduziram o peso para quase duas toneladas e meia, 325 quilos menos em relação ao modelo anterior.
São 5,052 metros de comprimento, 1,968 m de largura, 1,741 m de altura e distância entre-eixos de 2,994 m. Sobra generoso espaço para cinco ocupantes e 1.430 litros de bagagem. Mesmo quando acomoda mais dois passageiros na terceira fila de bancos, mas ai com redução para a carga.
O tamanho avantajado deixou a impressão de dificultar a condução, o que não aconteceu na realidade. Recursos eletrônicos como os assistentes de direção, alerta de ponto cego e aproximação ou os sensores de estacionamento e câmera ré facilitaram a direção. Dócil, o bravo carrão se movimentou como um veículo de dimensões menores.
Acesso por aproximação e partida por botão, o possante alemão pareceu japonês pela racionalidade. Ótimo conjunto propulsor que, apesar do desempenho e eficiência, não comprometeu o consumo de combustível considerando as características do veículo. Luxuoso, confortável e prático interior com recursos eletrônicos intuitivos e de fácil operação.
Revestimento em couro, ajustes da direção de assistência elétrica em altura e profundidade e bancos dianteiros ( o do motorista com memoria) com regulagens por comando elétrico. Os da segunda fila têm encosto regulável em diversas posições. Na terceira fila dois assentos são escamoteáveis. Um sistema elétrico permite rebater os bancos e criar uma plataforma integrada ao assoalho do porta-malas.
O volante esportivo é multifuncional, o painel bipartido revestido em material macio e o quadro de instrumentos - o Virtual Cockpit -, em TFT de 12,3 polegadas, pode ser personalizado. O ar-condicionado de quatro zonas tem temperaturas individuais para os passageiros da frente e do banco traseiro.
A central multimídia MMI Plus com tela de 8,3 polegadas traz integrados GPS, câmera de ré, áudio Boose 3D com 19 alto-falantes, sendo interativa com os sistemas Android Auto e CarPlay. O head-up display projeta imagem no para-brisa, o que permite ao condutor acompanhar informações personalizadas sem desviar os olhos da rua ou estrada.
A abertura ou fechamento do porta-malas é facilitada por sensor. É só movimentar o pé em determinada altura sob o para-choque traseiro. O fechamento também pode ser elétrico por acionamento de um botão na base interna da tampa.
Na cidade, a condução do Q7 surpreendeu. O conjunto propulsor ignorou os 2.350 quilos e enfrentou tranquilo congestionamentos, o anda e para das ruas e mostrou a sua raça nas avenidas e perimetrais. O alerta de ponto cego ajudou e os sensores e a câmera de ré facilitaram o estacionamento em vagas muitas vezes limitadas para um carro de cinco metros de comprimento.
Os 330 cv do motor V6 3.0 TFSI e a força (torque) de 44,86 kgfm combinados com o câmbio automático de oito velocidades e a tração integral quatro não brincaram em serviço. Sobraram condições para tracionar o utilitário esportivo que rodou tranquilo com trocas de marchas imperceptíveis e baixo nível de ruído interno.
Nas BR-290 entre Porto Alegre e Osório e na Estrada do Mar o Q7 flutuou com o controle eletrônico de velocidade adaptativo que mantém a distância determinada em relação ao veículo da frente. Os diversos modos de condução permitiram a configuração do comportamento dinâmico: Comfort, volante a suspensão são mais suaves, Efficienty, menor consumo de combustível, Dynamic, mais esportivo, trocas de marchas em rotações mais elevadas, suspensão mais baixa e firme e direção mais direta,
Na subida da Serra via Taquara pela ERS-115, o utilitário esportivo engoliu curvas nos trechos mais sinuosos com balanço mínimo da carroceria. Com muita sobra no acelerador permitiu ultrapassagens rápidas e seguras sem comprometer o consumo de combustível. No percurso de 160 km, a média ficou entre 9 km/l e 10 km/l.
Na volta, via Nova Petropolis para Porto Alegre pela BR-116, o Q7 mostrou as vantagens da avançada tecnologia como o alerta de ponto cego, a manutenção de distância - aceleração e frenagem - em relação ao veículo da frente e a permanência em faixa que controla o volante. Conforme dados da Audi, o Q7 acelera de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos e chega a velocidade máxima de 243 km/h.
A jornalista Priscila Nunes que prefere veículos pequenos e ágeis se rendeu ao comportamento do Q7. Concordou comigo e ficou surpresa com a facilidade de dirigir o utilitário esportivo nas ruas de Canela, Gramado, Nova Petrópolis e Porto Alegre.
-Apesar do tamanho, gostei de dirigir o Q7. Foi mais fácil do que pensei e, até porque, os motoristas respeitam seu tamanho avantajado. A mesma facilidade aconteceu com as manobras de estacionamento auxiliadas pela câmera de ré e sensores.
Concordamos com o conforto e a sofisticação interna e a potência e força do conjunto propulsor. Também com o acerto da suspensão que absorveu bem as irregularidades do pavimento, principalmente nas ruas, ou ao transpor lombadas, mas que reverberou no paralelepípedo. Ainda quando ao espaço, praticidade e luxo do Q7 incluindo a qualidade do sistema de áudio.
No trecho sinuoso entre Nova Petrópolis e Novo Hamburgo, Priscila avaliou a eficiência dos sistemas de auxilio à condução que aumentam a segurança e conforto. “Os ajustes do volante e do banco ajudaram encontrar a posição adequada para rodar por longo tempo, em condições nem sempre favoráveis”.
A dirigibilidade foi boa na descida da Serra, em especial no trecho sinuoso da BR-116. “Os controles de estabilidade e tração e a tração quattro ajudaram nas curvas mais fechadas. Embora desconfie dos sistemas de auxilio à condução, gostei de recursos como o de manutenção de distância e o de permanência em faixa.
Conclusão: O Audi Q7 Ambition 3.0 TFSI é um utilitário esportivo que combina conforto, sofisticação e tecnologia com alto desempenho. A dirigibilidade é facilitada pelo comportamento do conjunto propulsor aliado a recursos eletrônicos que auxiliam a condução e aumentam a segurança. O tamanho avantajado e o generoso espaço para até sete ocupantes favorecem as viagens com a família. Referencia do seu segmento, o Q7 é limitado pelo preço a partir de R$ 416.990.