O fascínio do automóvel que move as pessoas está cada vez mais presente com o avanço da evolução digital. O veículo deixa de ser um meio de transporte para se transformar num espaço de mobilidade individual e de convivência, conectado, interativo e autônomo. O conceito-tema do 66ª International Motor Show (IAA), que movimentará o mundo automotivo até dia 27, mostra as transformações que a tecnologia digital trará para os veículos nos próximos anos. Os carros inteligentes facilitarão a mobilidade, o conforto, o melhor aproveitamento do tempo e a segurança sem comprometer consumo, desempenho ou ambiente. Nos estandes de 1.103 expositores de 39 países espalhados pelos 230.000 metros quadrados dos 11 pavilhões do Messe Frankfurt, 210 lançamentos mundiais, 26 europeus e 30 alemães reverenciam o passado, mostram o presente e avançam no futuro em que o carro continuará a extensão de seu condutor e será uma plataforma de comunicação móvel online sem perder a emoção que sempre provocaram.
Novo posicionamento
A criatividade, a ousadia e o estilo único da Citroën repensa o carro em Frankfurt com a diversificação de serviços e visão de futuro. Ao lado da linha tradicional - com destaque para os novos C4 Picasso, que chegarão ao Brasil em novembro -, estão dois conceitos, o Cactus M e o Aircross Concept, a interpretação de um utilitário esportivo que acompanha as ambições e o novo posicionamento mundial da marca.
Salão de Frankfurt destaca condução conectada e automatizada em 2015
Range Rover Sport SRV traz luxo e desempenho em qualquer terreno
Versão mais esportiva
A BMW aproveita o IAA para estreias e atualizações de modelos Serie 1, 2, 3 e 7, que dividem o amplo pavilhão com sua linha completa de automóveis e utilitários esportivos, motocicletas e da controlada Mini. O M6 ganhou versão ainda mais esportiva com o V8 4.4 biturbo de 600 cv.
Modelos híbridos
O cupê urbano elétrico conceitual Fractal é o destaque da Peugeot, presente com sua gama completa de modelos incluindo opções híbridas. Com linhas futuristas, traz avançados recursos eletrônicos, acesso por relógio de pulso, interior com peças impressas em 3D, projeção de dados no para brisa e tecnologia que aleta pedestres e ciclistas.
Em casa
A Volkswagen divide o seu pavilhão com as diversas marcas do grupo. Além do novo Tiguan, que chegará ao Brasil em 2016, a atração é o conceitual Golf GTE Sport (acima). Estrutura em carbono e motor de 204 cv, o ousado híbrido combina motor a gasolina 1.6 TSI de 299 cv e dois elétricos que combinados geram 414 cv. Apesar o alto desempenho, a VW estima o consumo de dois litros para 100 km à velocidade de 100 km/h.
Maiores e renovados
Renovado e com linhas que remetem ao sedãs Talisma, o hatch médio Mégane cresceu. Principal lançamento da Renault, ficou maior e teve a distância entreeixos aumentada em 2,8 centímetros. No estande com a gama completa da marca, o Kadjar chama a atenção. Montado sobre a mesma plataforma do Nissan Qashaqai, tem tração 4x2 e 4x4 e a avançada central multimída R-Link 2.
Viagem a convite da Anfavea
*Zero Hora