Com uma margem de erro de quatro pontos percentuais, as pesquisas realizadas nesta fase da campanha devem ser lidas com cautela redobrada. Os números do Ibope indicam que, neste momento, há quatro candidatos disputando com chances reais de sucesso uma vaga no segundo turno. Sebastião Melo (22%), Raul Pont (19%), Luciana Genro (17%) e Nelson Marchezan (17%) estão tecnicamente empatados na primeira pesquisa do Ibope depois do início do horário eleitoral.
A ascensão de Melo (PMDB), que subiu 12 pontos entre 22 de agosto e 9 de setembro, pode ser explicada pela exposição no horário eleitoral. Dos 10 minutos de cada programa, o vice-prefeito tem 3 minutos e 50 segundos. A mesma proporção se verifica nas inserções distribuídas ao longo da programação.
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Mesmo com o desgaste do PT, Raul Pont está em segundo lugar, com um ponto a mais do que tinha em agosto. Ex-prefeito, Pont se beneficia da memória de uma avaliação positiva de sua gestão e de um eleitorado cativo que o PT detém na Capital, seja qual for o candidato.
Marchezan (PSDB), que passou de 12% para 17%, tem 1 minuto e 54 segundos e uma propaganda elogiada por especialistas em marketing.
Luciana, que aparecia na liderança em agosto, com 23%, e agora tem 17%, praticamente não aparece na propaganda. Seu tempo no bloco de 10 minutos é de apenas 12 segundos. O empate técnico com os outros três candidatos, apesar de quase não dispor de tempo de TV, pode ser atribuído à lembrança de seu nome como candidata a presidente em 2014 e ao fato de ser oposição aos governos municipal, estadual e federal.
Com o segundo maior tempo na propaganda, Maurício Dziedricki (PTB) não decolou com a mensagem de “jovem experiente de nome difícil, que poderia ser de esquerda ou de direita”. Tem apenas 4%.
Nas próximas três semanas, os eleitores deverão assistir ao acirramento da briga entre Melo e Marchezan, que já aparece no horário eleitoral. Os dois disputam a mesma fatia do eleitorado e sabem que, pelo perfil do porto-alegrense, é improvável um segundo turno entre dois candidatos de esquerda.
Aliás
Os resultados do Ibope sugerem que o eleitor de Sebastião Melo não associa seu nome ao desgaste dos governos de José Fortunati, José Ivo Sartori e Michel Temer. Mesmo com falta de dinheiro, o vice-prefeito está sabendo usar o espaço de rádio e TV.