A combinação de preços mais baixos e praias com água quente e cristalina devem trazer cerca de 2 milhões de turistas argentinos para o Brasil no verão 2017. Pelos cálculos da Embratur, a maior parte desse contingente deve se deslocar para Santa Catarina, mas o litoral gaúcho também receberá quantidade expressiva de visitantes do país vizinho. A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS), que envia essa estimativa, diz que aproximadamente 90% dos turistas oriundos da Argentina devem ingressar no país pelas cidades fronteiriças de Uruguaiana e São Borja, para depois tomarem o rumo do litoral gaúcho e catarinense. Na aduana de Uruguaiana, por exemplo, o número supera em mais de 40% o registrado no mesmo período do verão passado, o que favorece o comércio local, especialmente hotéis, restaurantes e lojas que comercializam artigos de vestuário e calçados.
Leia mais colunas de Léo Gerchmann
- A desvalorização do real em relação ao peso ajuda a atrair ainda mais turistas argentinos ao Brasil. Mesmo que a maioria opte por ir a Santa Catarina, é importante que os varejistas gaúchos estejam preparados para receber e atender bem esses clientes. Os que ingressam no país por via rodoviária acabam se transformando em potenciais consumidores não apenas nas cidades fronteiriças, mas também nas que fazem parte do trajeto que realizam até chegarem ao seu destino - diz o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.
Os argentinos que escolhem passar suas férias no Rio Grande do Sul preferem as praias de Capão da Canoa e Torres, sendo responsáveis por mais de 60% da ocupação dos leitos dos hotéis destas cidades litorâneas. Mesmo que a permanência não seja maior do que o período de sete dias, isso já ajuda a melhorar a temporada de verão dos estabelecimentos do litoral norte gaúcho.
Ainda que a fama de compradores compulsivos acompanhe os argentinos por onde andam, o presidente da FCDL-RS recomenda que os lojistas procurem cativar os turistas com o melhor atendimento possível, e, quem sabe, ofertando benefícios como descontos, especialmente no caso de hotéis e restaurantes. Geralmente os turistas possuem famílias numerosas, e um desconto em estadia e alimentação ajuda a atrair e fidelizar esses consumidores.
São dicas de como ser um bom anfitrião. A coluna dá o maior apoio!
É muito bom ser reconhecido pela hospitalidade e o acolhimento.
E aqui dados importantes sobre o perfil dos turistas: os oriundos do Mercosul que ingressam no Rio Grande do Sul chegam, em sua grande maioria (70%), da Argentina, seguidos pelos uruguaios (20%) e paraguaios (10%).