Sucesso em número de visitantes e em volume de negócios, a Expointer de 2022 atraiu um público em sua maioria feminino, da Grande Porto Alegre, com mais de 34 anos e preparado para gastar acima de R$ 100 na feira. Essas são algumas das conclusões de uma pesquisa realizada pelo Observatório do Turismo, ligado à secretaria responsável pela área no Estado, durante o evento. Ao todo, 385 pessoas responderam o questionário, com índice de confiança de 95%.
Os números - aos quais a coluna teve acesso em primeira mão - traduzem o que se viu na prática em Esteio e demonstram a força do segmento. Mais do que isso: ajudam a entender como tirar melhor proveito de eventos desse tipo no RS.
— Fizemos a pesquisa com o objetivo de saber porque as pessoas foram à feira, de onde saíram, onde se hospedaram, como se deslocaram. Queremos traçar as melhores estratégias para qualificar a oferta turística, em parceria com a iniciativa privada — diz o secretário estadual de Turismo, Raphael Ayub.
A seguir, veja um compilado dos principais resultados.
Preferências
- A exposição agropecuária e a gastronomia foram as atrações que o público mais gostou, com 40,7% e 35,2% das preferências, respectivamente.
Assiduidade
- Metade do público ouvido esteve na Expointer mais de três vezes. Apenas 4,69% dos entrevistados estrearam na edição deste ano na feira.
Idade
- A faixa etária mais presente no evento foi a dos 45 aos 64 anos (28,65%), sendo que 60% do público tinha mais de 34 anos.
Transporte
- A maior parte dos visitantes foi à Expointer usando carro particular (57,6%), mas quase um terço usou transporte público (31,3%).
Companhia
- A família foi companhia da maioria das pessoas ouvidas (63,5%), seguida de amigos (18,1%) e parceiros de negócios (14,6%).