O projeto para construção e exploração de uma linha de trem entre Arroio do Sal, no Litoral Norte, e Terra Roxa, no oeste do Paraná, voltou a tramitar na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A proposta foi apresentada em agosto do ano passado pela empresa Doha Investimentos e Participações de Porto Alegre.
A tramitação desse processo ficou temporariamente suspensa por necessidade de avaliação dos impactos de recentes mudanças na legislação. Em julho, a ANTT decidiu levantar a suspensão e notificou a empresa para que apresentasse complementações à sua solicitação. Neste momento, a Agência está aguardando o envio dessas informações.
A ideia é construir 1.549 quilômetros de estrada de ferro. Se a empresa for autorizada a realizar a obra, ela poderá administrar o trecho pelo período de 99 anos.
O grupo, que diz ser formado por investidores russos, é o mesmo que ingressou, em outubro de 2020, com uma licença, junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Arroio do Sal para a construção do porto meridional, no Litoral Norte. Segundo GZH, fontes ligadas ao setor afirmam que a empresa Doha pretende unicamente demarcar o traçado e especular com vistas em negociações futuras, mas sem o interesse real de levar o cronograma adiante.
Já a construção do novo porto do Rio Grande do Sul deverá envolver a empresa DTA Engenharia, que foi autorizada a desenvolver o projeto. Um contrato foi assinado na semana passada com o governo federal e concedeu à empresa o direito de implantar o projeto, concluindo o processo prévio de autorização junto aos órgãos responsáveis.
RS sem trem
Afetados pela enchente, trechos da malha ferroviária do Rio Grande do Sul devem demorar anos para serem recuperados. Ao todo, 800 de 1,7 mil quilômetros deverão passar por intervenção. A projeção indica que o investimento deverá passar de R$ 3 bilhões.