A grande estrutura que servia de cobertura para a antiga praça de pedágio da freeway já começou a ser retirada. O trabalho vem sendo realizado com o cuidado de não interferir no tráfego da rodovia e, ao mesmo tempo, garantindo a segurança dos trabalhadores envolvidos na operação.
A maior parte das cabines, localizada no quilômetro 77 da rodovia, já foi demolida. Restam poucas ainda, dispostas no sentido litoral - capital da rodovia.
Depois que toda a estrutura for desmanchada, ainda será necessário realizar a pavimentação do asfalto e sinalização das faixas de tráfego. Dentro do cronograma da CCR ViaSul está a finalização das atividades em 12 de dezembro, quase dez dias antes do prazo previsto.
A CCR ViaSul contratou a empresa Eficazz para fazer o serviço. Em razão disso, os usuários da rodovia precisam redobrar os cuidados ao passar pela região.
O objetivo da demolição é não ter barreiras na passagem dos veículos e dar maior circulação no local. O prédio ao lado, que servia de suporte às operações das cabines, não será destruído.
Ele será usado pela CCR ViaSul como mais uma base operacional. As obras serão custeadas pela concessionária.
Ao final da demolição, cada pista terá quatro faixas de tráfego, para manter o padrão da região. Com 30 mil veículos por dia passando pelo trecho, a ação será executada a fim de causar o menor impacto possível ao usuário.
O ponto de cobrança foi desativado em 15 de agosto, quando a estrutura foi transferida para o quilômetro 60 da rodovia. Essa alteração já estava prevista no contrato e era um pedido antigo de moradores de Cachoeirinha e Gravataí, principalmente.
A mudança do local de arrecadação faz com que a concessionária perca 20% da arrecadação. Essa diferença já está prevista para ser compensada no valor da tarifa.
A praça de pedágio no quilômetro 77 começou a ter cobrança em 26 de outubro de 1997, após a Triunfo Concepa assumir a concessão da rodovia.