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Líder na venda de carros da Volkswagen na Região Sul, a Guaibacar está comercializando mais do que nos meses anteriores à enchente, com o resultado puxado por clientes que tiveram perda total do veículo e já receberam o seguro. É o caso de 40% das 450 unidades vendidas em junho, que já é o melhor mês desde julho do ano passado, quando o governo federal lançou um programa de estímulo ao setor. Para se ter ideia, em março de 2024 agora, foram 326 e, em abril, 426.
— Projetamos fechar o mês com 600 unidades vendidas. Não sei se vai continuar assim, mas estamos muito satisfeitos com essa retomada — comemora o diretor Hugo Pinto Ribeiro.
Ele também pondera que há compra represada, pois maio fechou com a venda de apenas 88 carros. O executivo observa ainda a aquisição por pessoas que não tinham veículo, pela dificuldade com o transporte público, como o trensurb, que ficará com operação parcial por meses. Os modelos mais vendidos no momento são a nova versão do T-Cross, que parte de R$ 140 mil, e o Polo, de R$ 85 mil. A venda direta também está aquecida, pois locadoras estão repondo a frota perdida.
A Guaibacar estima que o mercado gaúcho exigirá 60 mil carros para repor o que foi perdido na enchente. Para atrair esse consumo, a empresa lançou um bônus de até R$ 10 mil para quem teve perda total do carro na inundação. O desembolso por cliente está menor, o que estimula a venda de seminovos, gerando até receio de escassez destes modelos.
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Impacto nas lojas
As lojas da Guaibacar em Porto Alegre foram atingidas pela água, mas já reabriram. Na da Avenida Sertório, a chegou à altura dos bancos de 40 carros no pátio. Parte da frota foi recuperada pelo seguro, que cobriu R$ 3 milhões. Outra parte foi devolvida à Volkswagen e o restante passará por reparos para ir a leilão.
— O interessado saberá o que ocorreu, poderá inspecionar o carro e vai comprar por preço bem abaixo do mercado — diz o diretor Hugo Ribeiro.
As lojas de Pelotas, Osório e Canoas não fecharam.
Colaborou Guilherme Gonçalves
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Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jaques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
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