O jornalista Tércio Saccol colabora com a colunista Giane Guerra, titular deste espaço
Encerra na próxima semana a operação da Americanas no Rua da Praia Shopping, no centro de Porto Alegre. A unidade fica no subsolo do empreendimento, que pode ser acessado por escadas rolantes. À coluna, a empresa disse que "o encerramento da loja faz parte do curso normal do varejo somado ao plano de transformação da companhia", mas não quis confirmar se haverá novos fechamentos.
Ainda de acordo com a Americanas, os funcionários serão transferidos para outras lojas da empresa em Porto Alegre. Aliás, a Americanas possui outra unidade na mesma rua onde fica o shopping, na Andradas com a Rua Uruguai. O presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio de Porto Alegre (Sindec POA), Nilton Neco, diz que os nove funcionários da operação já foram avisados.
A Ponto Pronto, empresa que assumiu recentemente a administração do shopping, confirmou que a unidade fecha as portas na próxima quarta-feira (9). Ela ainda acrescenta que já está conversando com outras empresas para ocupar o espaço deixado pela Americanas. No entanto, nada está definido.
Lembrando que o Rua da Praia Shopping está à venda. No podcast Nossa Economia, a coluna conversou com a diretora Livia Trois, da Master Hotéis, empresa do Grupo Isdra, que é dono do empreendimento, onde ela explicou que o shopping está em uma nova fase, buscando novos lojistas através da parceria com a Ponto Pronto. A loja GrêmioMania é uma das que vai voltar a ter uma operação no local após cinco anos.
Confira a nota da Americanas na íntegra:
O encerramento da loja, localizada no Rua da Praia Shopping, em agosto, faz parte do curso normal do varejo somado ao plano de transformação da companhia, que prevê ajustes imediatos e de curto e médio prazos com foco na rentabilidade e otimização do negócio. Os colaboradores não serão demitidos e serão realocados em outras lojas na cidade. A reavaliação de mix de produtos, gestão, espaço e lucro das unidades, entre outros fatores, é uma dinâmica comum a todo o varejo e pode levar à readequação ou, em último caso, ao fechamento de loja. Os clientes poderão continuar adquirindo produtos e serviços disponíveis em diversas unidades próximas e também no site e app da marca.
Colaborou Guilherme Gonçalves
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br) Leia aqui outras notícias da coluna