Ainda estamos longe de combater totalmente as fake news, assim como de entender que compartilhá-las pelas redes sociais é tão prejudicial quanto criá-las. As eleições que se encerraram no dia 30 de outubro, após três meses de uma campanha radicalizada, mostraram que a desinformação não foi superada, porém houve avanços consideráveis. A imprensa profissional conseguiu alguns meios eficientes não só de reduzir o impacto desse fenômeno como de reforçar sua condição de porto seguro para quem busca informação, análise e subsídios para se posicionar.
Um dos mecanismos que a Redação Integrada de ZH, GZH, Rádio Gaúcha e Diário Gaúcho adotou para enfrentar a desinformação é o projeto Comprova, uma coalizão formada na eleição de 2018 para unir forças dos maiores veículos de comunicação do Brasil no combate às fake news nas redes sociais. Um trabalho colaborativo nas checagens de fatos, seguindo a mesma metodologia e os mesmos critérios, cujos resultados são compartilhados para que todos possam publicar.
Em 2022, a coalizão reuniu 42 veículos, tanto online quanto de rádio, TV e impressos, de todas as regiões do país. GZH publicou mais de 130 checagens relativas às eleições presidenciais neste ano.
A coordenadora do projeto pela RBS, a editora de GZH Isabel Marchezan, explica a importância de fazer parte dessa ação conjunta:
– Participar do Comprova coloca os veículos da RBS no grupo em que está o melhor do jornalismo brasileiro, comprometido com precisão e qualidade. Por meio da coalizão, multiplicamos o acesso do nosso público a checagens de profundidade, que esclareceram boa parte das fake news que circularam pelas redes sociais.
O resultado desse trabalho pode ser acessado no site e no aplicativo.