Todos os dias, milhões de pessoas ao redor do mundo embarcam em diferentes tipos de transportes rodoviários e urbanos com motivações. Segundo dados do anuário da Federação Internacional de Transporte Público (UITP), cerca de 10 bilhões de viagens coletivas são realizadas mundialmente por ano.
Muitos desses passageiros embarcam suas histórias em veículos da empresa gaúcha Marcopolo que, há 75 anos, é referência no desenvolvimento de soluções em mobilidade no Brasil e no Exterior. As carrocerias fabricadas pela empresa estão presentes em mais de 120 países, com inovações que as colocam na vanguarda, sempre seguindo o propósito de aproximar pessoas por meio da mobilidade
Segundo o CEO da Marcopolo, André Armaganijan, essa trajetória foi construída unindo a tradição e o empenho aplicados desde o começo, em 1949, à visão globalizada e consciente, investindo permanentemente em inovação e sustentabilidade, sempre com o olhar voltado ao futuro.
Armaganijan destaca que a empresa é feita de pessoas para pessoas, e atua com ética e integridade para realizar um trabalho de excelência e continuar sendo protagonista no setor. Foi assim que se tornou líder brasileira e referência mundial no setor.
– Os principais focos estratégicos para 2024, ano em que comemoramos 75 anos, envolvem o fortalecimento da presença global, a expansão da produção de ônibus elétricos e a contínua inovação nos produtos. Nosso desafio é apresentar e contemplar as demandas de mercado com soluções modernas, seguras, confortáveis e com alta tecnologia aplicada – relata Armaganijan.
Confira quatro diferenciais que fazem da Marcopolo uma empresa gaúcha referência no mercado mundial de mobilidade:
1) Sustentabilidade
Segundo o CEO da Marcopolo, um dos desafios da empresa para o futuro é o comprometimento com os objetivos globais de reduzir a pegada de carbono no setor de transporte – que envolve o desenvolvimento de produtos e de componentes. Uma destas soluções é o Attivi Integral, o primeiro ônibus elétrico da companhia com chassi próprio, projetado para oferecer soluções em mobilidade urbana e intermunicipal. O executivo destaca que os veículos têm design contemporâneo e linhas aerodinâmicas que visam melhorar a eficiência do combustível.
Armaganijan também destaca que os ônibus elétricos têm foco na eficiência energética, com motores mais limpos, que contribuem para a redução de emissões de poluentes, e são construídos utilizando materiais recicláveis e duráveis. Segundo ele, o modelo é uma opção atrativa e moderna, já que alia conforto, segurança e sustentabilidade.
Além do Attivi Integral, a Marcopolo desenvolve projetos de eletromobilidade em parceria com os principais fabricantes de chassis do mundo. Armaganijan conta que a companhia investe ativamente no desenvolvimento de produtos e de componentes para a produção de veículos mais sustentáveis, com o uso de tecnologia e mão de obra brasileiras. Com isso, contribui com o processo gradativo de descarbonização de frotas no Brasil.
2) Referência mundial
Com 75 anos de história, a empresa fundada em Caxias do Sul começou com oito sócios e 15 funcionários. Foi uma das primeiras fabricantes de carrocerias de ônibus do Brasil, em uma demonstração de que nascia com vocação para inovar – como provam iniciativas de investimento em startups e criação de centros de pesquisa e desenvolvimento.
A Marcopolo fechou 2023 com 49,3% de participação na produção brasileira de carrocerias. São 11 unidades de produção, sendo três no Brasil (Rio Grande do Sul e Espírito Santo) e oito no Exterior (China, Argentina, Colômbia, México, África do Sul e três na Austrália). No total, a empresa conta com 13,3 mil colaboradores.
3) Números expressivos
Em 2023, foram produzidos 13,3 mil veículos, gerando uma receita líquida de R$ 6,6 bilhões – o que representa um acréscimo de 23,4% em comparação com 2022 –, e lucro bruto de R$ 1,5 bilhão – mais 85,5% na comparação com o ano anterior.
– Com uma gestão financeira sólida e a capacidade de adaptação rápida às mudanças nas condições de mercado, investimos de forma contínua em eficiência energética, conectividade avançada e conforto aprimorado, mantendo nosso compromisso de aproximar pessoas por meio da excelência em mobilidade – resume o CEO da Marcopolo.
4) Satisfação do passageiro
A Marcopolo incorpora tecnologias avançadas em seus ônibus, como sistemas de monitoramento de veículos, sistemas de segurança avançados (como controle de estabilidade e sistemas de frenagem automáticos) e conectividade para facilitar a gestão de frotas. Além disso, busca melhorar a experiência do passageiro, com soluções como Wi-Fi a bordo, carregadores USB, sistemas de entretenimento, entre outras funcionalidades visando o conforto, como assentos ergonômicos, sistemas de iluminação modernos e designs aerodinâmicos.