Uma rodovia importante para a região dos vales do Sinos e Paranhana tem registrado um aumento no número de acidentes com mortes no trânsito. A RS-239, no trecho entre Novo Hamburgo e Taquara, já registrou em 2024 mais que o dobro de vítimas fatais do que em todo 2023.
Segundo dados do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), Nos 12 meses do ano passado, foram sete ocorrências. Já neste ano, de janeiro a setembro, foram 15 óbitos. O mais recente aconteceu na manhã desta terça-feira (24), quando uma mulher de 66 anos foi atropelada no quilômetro 27, em Sapiranga.
O motorista do carro fugiu, mas foi preso horas depois em Parobé. A vítima foi identificada como Anna Gonchorski. Os atropelamentos representam um terço dos acidentes com morte em 2024.
Levando em consideração toda a extensão da rodovia, de Portão, no Vale do Sinos, a Maquiné, no Litoral Norte, a violência no trânsito também aumentou: foram 16 mortes nos nove meses deste ano e 10 em todo 2023. A RS-239 vinha registrando queda em ocorrências graves de trânsito. Desde 2021, quando foram reportadas 18 mortes, a quantidade de sinistros graves vinha diminuindo, com 14 em 2022. Os dados do CRBM consideram apenas vítimas que morreram no local.
— São vários fatores determinantes. Percebe-se que o comportamento do condutor é o principal fator determinante dos resultados de óbito do sinistro. Só colocar um fator, então, seria muito temerário. Há planejamento dos estudos junto com a EGR (Empresa Gaúcha de Rodovias) para melhorias da questão da engenharia de tráfego — afirma o comandante da 2ª Companhia do 3º Batalhão do Comando Rodoviário, capitão Rodrigo Frazzon.
A EGR, que administra a RS-239, reconhece a necessidade de melhorias. Em nota, a empresa afirma que está aplicando diversas medidas, como a instalação de um medidor de velocidade em Novo Hamburgo, previsão de instalação de mais duas faixas elevadas para travessia de pedestres e a revitalização de defensas (estruturas nas margens das vias, também chamadas de guard-rail).
Leia a nota da EGR
A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) ressalta que o excesso de velocidade, a imprudência e o desrespeito às normas de trânsito são as principais causas de acidentes na ERS-239.
Devido a isso, a EGR está intensificando as ações para promover a segurança viária no trecho administrado da rodovia. Em conjunto com órgãos de segurança e prefeituras da região, a estatal busca reduzir o número de acidentes.
Uma das principais medidas é a implantação de um controlador eletrônico de velocidade no quilômetro 14,8, em Novo Hamburgo, nas imediações da rua Bento Gonçalves e Germano Friedrich. A iniciativa, respaldada por estudos técnicos, tem como objetivo limitar a velocidade dos veículos e melhorar o acesso à rua Bento Gonçalves, uma das principais causas de acidentes na rodovia. Outras ações neste segmento estão em estudo.
Além disso, a EGR irá revitalizar as defensas e reforçar a sinalização ao longo de todo o trecho administrado. Será renovada a pintura do pavimento e a implantação de placas para melhorar a trafegabilidade e a segurança dos usuários que se deslocam pela região, transmitindo informações visuais, coibindo a imprudência dos motoristas.
Para aumentar ainda mais a segurança dos pedestres, a empresa prevê a instalação de duas faixas elevadas para travessia em pontos estratégicos da rodovia. A escolha dos locais será definida por meio de estudos técnicos que identificarão as áreas com maior risco de atropelamentos. As faixas elevadas, além de reduzir a velocidade dos veículos, também contarão com sinalização horizontal e vertical reforçada, garantindo a segurança tanto de pedestres quanto de motoristas.
No momento, existem três passarelas localizadas em pontos estratégicos da ERS-239: uma em Parobé, no quilômetro 47,5 e duas em Sapiranga, nos quilômetros 26 e 29,5 da rodovia.
Na rodovia há 13 dispositivos eletrônicos de velocidade para coibir o excesso de velocidade na via. Além disso, a EGR implantou quatro faixas elevadas para travessia de pedestres em Rolante nos quilômetros 73,5; 75; 75,9 e 81.