O km 43 da RS-122, em Farroupilha, permitirá a passagem de todos os tipos de veículos com a liberação prevista para esta terça-feira (17). O ritmo no canteiro de obras é acelerado, com o objetivo de terminar tudo até o fim do dia. Não se descarta uma liberação na quarta-feira (18), mas a possibilidade é que isso ocorra somente se algum fator prejudicar o ritmo do trabalho, como em caso de chuva.
Ao longo da manhã, a equipe da empresa Encopav, responsável pela obra, se concentrou na finalização da base, formada por uma espécie de brita. Um trator com uma lâmina espalhava e nivelava o material, enquanto um rolo compressor fazia a compactação. Para a tarde, está prevista a aplicação do asfalto e a sinalização, etapas mais rápidas do que a recomposição da base.
A pista em frente à encosta vai contar com duas faixas de tráfego de 3m60cm de largura, uma para cada sentido. Junto à terceira faixa, pedras grandes foram posicionadas para servir de barreira caso alguma pedra caia do paredão. No ponto, também há uma valeta para auxiliar no amortecimento. O lado oposto da pista também vai contar com pedras junto à vegetação, que serão separaras da pista por um aterro que não será utilizado.
A colocação de uma barreira para proteger os veículos de eventuais queda de rochas foi uma recomendação do engenheiro Marcos Strauss Azambuja, especialista em situações do tipo. Ele foi acionado na semana passada por uma consultoria contratada pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) para verificar a situação do paredão.
A verificação apontou que ainda há risco de queda de blocos na ponta sul da rocha, mas a liberação é possível desde que também haja um afastamento entre as faixas de circulação e a barreira. Não fosse esse risco, haveria a possibilidade de liberação total do trânsito, uma vez que praticamente todas as pedras que se acumulavam na pista foram removidas.
O problema será solucionado somente com a construção de uma contenção na encosta, o que deve ocorrer somente em 2020.
— Já estou com o processo pronto para entregar ao diretor-geral e encaminhar uma contratação emergencial para a contenção — revelou o diretor de Operação Rodoviária do Daer, Sandro Wagner Vaz dos Santos.
Além da recomposição do asfalto, outras frentes de trabalho também atuaram a rodovia na manhã desta terça. Os bombeiros realizaram a lavagem da pista para a implantação da nova sinalização e escavadeiras ajustavam os aterros nas laterais da pista, onde foram depositadas as pedras. Outra equipe também realizou tapa-buracos na RS-453 e na RS-122, entre Garibaldi e Farroupilha.