Atenção, homens na pista. Quem circula pela BR-386 depara, todo o tempo, com a sinalização de obras. É um bom sinal, dizem moradores e motoristas: a rodovia está começando, finalmente, a ter melhores condições para circulação.
A reportagem de GaúchaZH percorreu, na manhã desta terça-feira (27), um trecho de 65 quilômetros entre Canoas e Paverama, nos dois sentidos, para conferir a situação da chamada Estrada da Produção, que está sob concessão da CCR ViaSul desde fevereiro.
O que mais chamou a atenção é a quantidade de equipes trabalhando: em nove pontos, havia funcionários da CCR ViaSul realizando serviços como recapeamento asfáltico, poda de árvores, limpeza da via e colocação de tachões. Alguns grupos também faziam as obras iniciais de colocação da estrutura dos novos pedágios em Montenegro e em Paverama – que começarão a operar em 15 de fevereiro de 2020, juntamente com as praças de Victor Graeff e Fontoura Xavier.
Moradora e comerciante em Triunfo, Eva de Lourdes Jaime, 59 anos, diz que a rodovia está com as melhores condições desde que ela mora no local. Por isso, nem reclama do pedágio.
— Nestes 15 anos em que estou aqui, nunca vi tanta gente trabalhando. Tinha muito mato, muito buraco, e agora a rodovia mudou de cara. Eles cortam a grama, e na outra semana já estão aqui de novo. O pior é cobrar (pedágio) e deixar uma bagunça - conta a comerciante, que, à beira da estrada, vende itens como pilchas, cadeiras e objetos para a casa.
Borracheiro em Tabaí, Osmarino da Costa Monteiro, 60 anos, também admira-se com o serviço feito na rodovia. Apesar de trabalhar com reparos em pneus, acredita que concessão da BR-386 vai ser boa para a borracharia:
— Como agora tem serviço de emergência na rodovia, eles vêm nos buscar quando precisam fazer pequenos consertos nos veículos. Eles (CCR) estão com uma turma boa, estão colocando asfalto e limpando a beirada. Antes era pavoroso — lembra o borracheiro, que trabalha no local há 32 anos.
Buracos
Apesar da aparente melhora na rodovia, buracos e irregularidades no asfalto ainda podem ser visualizados em alguns pontos da BR-386. A maior parte dos problemas está em Canoas, Nova Santa Rita e Montenegro, entre os quilômetros 434 e 408.
Não há grandes buracos ou estragos que obriguem o motorista a trocar de pista - na maioria dos casos, são irregularidades ou pequenos buracos que fazem os veículos trepidar. Mesmo assim, quem circula pela região alerta para o risco de acidentes:
— Quando a rodovia está esburacada, há risco grande de acidentes. O caminhão pode quebrar ou tombar. Mas a estrada está melhorando, estão consertando. O único problema é que eles interditam muitas faixas para obras. Ontem, fiquei duas horas parado em Tio Hugo — relata o caminhoneiro Edriano Moresco.
Também caminhoneiro, Márcio Oliveira destaca o trecho de Nova Santa Rita como um dos piores para trafegar:
— Tem muito buraco, mas antes tinha muito mais. Vejo muita gente trabalhando porque passo sempre por aqui. Vamos ter um custo a mais com o pedágio, mas, por outro lado, a rodovia vai ficar boa. Vamos ver se vai valer a pena.
A CCR Via Sul informou que o trecho de Nova Santa Rita foi um dos mais afetados pela chuva do mês de maio. Segundo a empresa, cerca de 300 funcionários, divididos em 12 equipes, estão fazendo obras de recuperação na BR-386 nesta semana — serviços de fresagem e recomposição, microrevestimento asfáltico e reparos localizados. A administradora promete resolver, até o fim do mês de setembro, o problema dos buracos em Nova Santa Rita.
A BR-386 ficará sob administração da CCR ViaSul pelos próximos 30 anos. Segundo a empresa, as obras de recuperação do asfalto feitas neste primeiro ano são superficiais. A partir dos próximos anos de concessão, serão feitas intervenções mais profundas, que devem prevenir a deterioração.
Estão previstos, entre 2021 e 2036, 225 quilômetros de duplicação na BR-386 (veja cronograma abaixo). Além disso, a empresa deverá construir 56 acessos, 27 retornos e 18 passarelas, assim como vias marginais e obras de iluminação. Os usuários da rodovia podem acionar socorro médico e mecânico desde o dia 12 de agosto.
Cronograma de duplicação
Trecho | Prazo previsto
- 20,3 km entre Marques de Souza e Lajeado | Entre 2021 e 2023
- 5,1 km entre Lajeado e Estrela | Entre 2022 e 2023
- 25,6 km entre Soledade e Fontoura Xavier | Entre 2023 e 2024
- 30,5 km entre Tio Hugo e Soledade | Entre 2024 e 2025
- 54,9 km entre Fontoura Xavier e Marques de Souza | Entre 2026 e 2028
- 34,6 km entre Carazinho e Tio Hugo | Entre 2029 e 2030
- 59,3 km entre Tabaí e Canoas | Entre 2034 e 2036