A Secretaria de Mobilidade Urbana de Santa Maria irá realizar, neste mês, uma licitação para contratar uma empresa que instalará 110 lombadas eletrônicas, caetanos (junto aos semáforos) e radares fixos (conhecidos como pardais). O material será colocado no perímetro urbano da cidade. A contratação do serviço custará à prefeitura cerca de R$ 400 mil.
Os termos do edital estão sendo definidos junto à Comissão de Licitação da Secretaria de Finanças. A tendência é que a modalidade a ser empregada no edital seja a de pregão presencial. Com isso, a prefeitura poderá escolher a empresa com o preço mais em conta.
O secretário Miguel Passini explica que a colocação dos caetanos nas sinaleiras irá multar aqueles motoristas que, por exemplo, iniciarem a travessia quando o sinal já estiver amarelo e os que pararem sobre a faixa de pedestres.
"Outra medida que esse material trará é a retirada total de todos os tachões das ruas municipais", assegura Passini.
Tão logo o material seja colocado nas ruas da cidade, os 30 primeiros dias servirão como período de adaptação. Logo, os condutores que cometerem eventuais infrações não deverão ser notificados. Já a empresa, vencedora da licitação, apenas começará a ser paga após passados 90 dias do começo das operações.
Dinheiro será revertido para melhorias no trânsito
Miguel Passini explica que os valores obtidos junto às multas e notificações serão revertidos para melhorias no trânsito.
“Teremos condições de comprar sinaleiras, realizar intervenções e políticas educativas no trânsito. O investimento será feito exclusivamente no trânsito e na mobilidade do município”.