A obra em 11 de dezembro de 2013A obra em 12 de junho de 2012A obra em 31 de outubro de 2013A obra em 04 de julho de 2013
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Foram mais de dez anos de espera. Muitas discussões, congestionamentos e obras. Porém, o dia 20 de dezembro chegou e, com ele, a inauguração dos 22,34 quilômetros da Rodovia do Parque, entre Porto Alegre e Sapucaia do Sul. Acompanhei a construção da BR-448 desde o começo. Aliás, entre abril de 2004 e abril de 2013, relatei aos ouvintes da Rádio Gaúcha as agruras dos congestionamentos diários da BR-116.
Os trabalhos na Rodovia do Parque iniciaram-se em setembro de 2009. A obra custou mais de R$ 1 bilhão. Dificuldade no reassentamento de famílias, na desapropriação de áreas privadas, ações da Justiça, greve de operários, acertos e desacertos com prefeituras da Região Metropolitana e a falta de areia para realizar a construção foram alguns dos problemas enfrentados, que ocasionou no adiamento da entrega da obra. O primeiro prazo para conclusão da Rodovia do Parque era abril de 2012. Foi adiado para dezembro de 2012. Depois para dezembro de 2013.
“ Com a inauguração da BR-448, aproximadamente 40% do tráfego da BR-116 deverá ser direcionado para a nova rodovia”
Com a inauguração da BR-448, aproximadamente 40% do tráfego da BR-116 deverá ser direcionado para a nova rodovia. Os congestionamentos, enfrentados pelos motoristas no centro de Canoas, devem ser transferidos para a Freeway e Castelo Branco, em Porto Alegre, e para a BR-116, em Sapucaia do Sul.
Mesmo com a entrega da rodovia, os trabalhos permanecem em um trecho da rodovia. O acesso da BR-448 pela região do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, não ficará pronto até o final do ano. A saída e entrada pela rodovia, por esse ponto, deve demorar pelo menos mais dois ou três meses para ser entregue. O motivo do atraso foi a mudança do projeto. Mais um acesso está sendo construído na Avenida Celina Kroeff, no Bairro Novo Esteio. A obra vai permitir que os motoristas façam o retorno dos dois lados da linha férrea, que fica localizada nas proximidades da BR-448. Um retorno já existia. O novo vai beneficiar quem está na região do Loteamento Industrial do Setor Oeste.
Em Canoas, a saída da Rodovia do Parque para o bairro Rio Branco não foi executada. Para realizar a obra, duas adutoras da Corsan, instaladas no dique, terão de ser deslocadas. O projeto não previu o rebaixamento das adutoras, que atendem um milhão de moradores, em Cachoeirinha, Porto Alegre e Canoas. A transferência deve consumir entre R$ 6 e 7 milhões. Quem vem de Porto Alegre, pela BR-448, não poderá sair no bairro Rio Branco. A próxima saída prevista será seis quilômetros depois, no bairro Mato Grande. A estimativa é que as obras durem aproximadamente seis meses.
Após a conclusão dessa obra, as atenções voltam para o prolongamento da Rodovia do Parque até Estância Velha. O consórcio Enecon – Magna ganhou mais nove meses para concluir o estudo de viabilidade, que projeta a ampliação da BR-448. Os trabalhos deveriam ter sido finalizados em agosto, mas foi necessário readequar o levantamento por causa da localização do novo aeroporto regional, que será construído entre Portão e Nova Santa Rita. O novo prazo aponta o mês de março como o de finalização dos trabalhos. Após essa etapa, será necessário realizar uma licitação para contratar a empresa que irá executar o prolongamento.
Confira antes e depois das obras na Rodovia do Parque:
Confira outros fatos da retrospectiva: