Após mais de dois anos de análise, o Governo do Estado anunciou hoje (10) que a construção da RS010 deve começar em 2015 em parceria público-privada (PPP). Em ato no Palácio Piratini, foram detalhados os ajustes no projeto que será licitado até o final deste ano. A construção será divida em dois lotes: o primeiro entre Porto Alegre e Novo Hamburgo, custeado pela iniciativa privada, onde haverá uma praça de pedágio em Cachoeirinha com tarifa prevista de R$ 4,60. Outros pedágios estão previstos nas rodovias de acesso, com preço de R$2,30. "Pelo nosso cronograma, esta primeira etapa será entregue em 2019", afirmou o secretário da Assessoria Superior do governador Tarso Genro, João Victor Domingues.
O segundo trecho, entre Novo Hamburgo e Sapiranga, está orçado em R$ 350 milhões e será pago pelos cofres públicos. O traçado principal terá 44 quilômetros e outros 45 quilômetros serão construídos em acessos aos municípios e ligações com a RS 240 e BR 386. (veja gráfico). As mudanças no projeto original da Odebrecht também preveem que o vencedor da licitação arcará com os custos das desapropriações até o limite de R$ 150 milhões, sendo que um terço deste valor será usado para liberar áreas com interesse econômico, para serem vendidas posteriormente, já que estarão valorizadas com a finalização da rodovia. O Piratini estima arrecadar R$ 200 milhões com essa medida, que serão aplicados em um fundo gerido pelo Badesul para aplicar nas contrapartidas a serem pagas pelo poder público ao parceiro privado.
Gaúcha
Rodovia do Progresso estará pronta até 2019, estima Piratini
Licitação para PPP da RS010 será lançada até novembro deste ano
Álvaro Andrade
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