O Instagram se posicionou nesta quarta-feira (27) sobre as críticas de Kylie Jenner à plataforma, proferidas na segunda-feira (25). A influenciadora e sua irmã Kim Kardashian compartilharam, nos stories, um pedido para que a rede social retome a sua essência.
"Vire o Instagram de novo. Pare de tentar ser o TikTok, eu só quero ver fotos fofas dos meus amigos", dizia o texto escrito na imagem publicada pelas influenciadoras – juntas, elas têm quase 790 milhões de seguidores no Instagram, sendo Kylie com 361 milhões e Kim com 326 milhões.
O investimento do Instagram em vídeos curtos, semelhantes aos do TikTok, tem repercutido negativamente entre alguns usuários do aplicativo, que acusam a rede social de estar imitando o concorrente.
Apesar das reclamações, o chefe do Instagram, Adam Mosseri, publicou um vídeo reforçando que o objetivo da empresa é continuar investindo em conteúdos audiovisuais e se afastar das fotos:
— Preciso ser honesto. Eu acredito que o Instagram vai se tornar cada vez mais uma plataforma de vídeo com o passar do tempo — afirmou Mosseri.
Em seguida, o executivo da plataforma disse que o intuito desse movimento da rede social se deve ao comportamento dos próprios usuários, que estão consumindo cada vez mais vídeos. Apesar disso, Mosseri garante que o Instagram continuará possibilitando as publicações de imagens.
— Vamos ter que nos inclinar a essa mudança enquanto continuamos a oferecer suporte à publicação de fotos.
O Instagram impulsiona a estratégia de dominar o mercado de vídeos curtos desde a criação do Reels, lançado em junho de 2020. Atualmente, essa modalidade é protagonizada pelo TikTok dentro do mercado digital.
A Meta, dona do Instagram, busca incentivar os criadores de conteúdo ativos na rede social a publicarem vídeo nesse formato, oferecendo um bônus de até US$ 10 mil (R$ 52,4 milhões na cotação atual), segundo o portal de tecnologia TechCrunch.
A legenda da foto publicada por Kylie Jenner, que tem o segundo perfil com mais seguidores no Instagram, e Kim Kardashian, que possui muita influência na rede social, levava para um link de petição online. O abaixo assinado soma mais de 190 mil assinaturas para que o "Instagram pare de tentar ser como o TikTok".