O Procon de São Paulo (Procon-SP) notificou o WhatsApp por conta da queda geral do aplicativo de mensagens registrada durante quase seis horas na última segunda-feira (4). A falha também impediu acesso às redes sociais Facebook e Instagram, pertencentes ao mesmo grupo. As informações são do portal G1.
A notificação questiona os motivos que levaram o WhatsApp a ficar fora do ar. Ao informar sobre a decisão, o diretor do Procon-SP, Fernando Capez, pontuou que muitas pessoas sofreram prejuízos devido à queda do aplicativo. E que apenas "caso fortuito externo, que é um terremoto ou um evento muito forte", poderia isentar o WhatsApp de responsabilidade.
— Falhas internas não eximem a responsabilidade da prestadora de serviço — complementou.
Capez disse, ainda, que o consumidor que se sentir prejudicado com o ocorrido deve aguardar as informações prestadas pelo WhatsApp ao Procon.
Procurado pelo portal G1, o WhatsApp afirmou que não teve acesso à notificação: "O WhatsApp reconhece a importância do seu papel e a confiança depositada por empresas e pessoas no aplicativo. A empresa trabalhou com afinco para restaurar o serviço o mais rápido possível, o que aconteceu no mesmo dia. O WhatsApp ainda não recebeu uma notificação formal do Procon-SP, mas permanece à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos necessários".
Após o contato, a empresa deverá responder aos questionamentos. Se o Procon-SP considerar os esclarecimentos insatisfatórios, pode ser aberto um processo e existe a possibilidade de multa, de acordo com informações do portal.
No final da noite de segunda-feira (4), o Facebook se desculpou pelos problemas e atribuiu a interrupção dos serviços a uma falha interna.