O trem de pouso de um avião da Latam Airlines Brasil passou sobre a perna esquerda de um mecânico de manutenção da empresa, matando o funcionário que trabalhava no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Era por volta de 3h30min desta segunda-feira quando o motorista do pushback, veículo que serve de rebocador, movimentou o avião em que Adriano Schuch estava trabalhando. Uma das rodas atingiu a vítima, que chegou a ser encaminhada ao Hospital Cristo Redentor, mas não resistiu.
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Responsável pelo caso, o delegado Cleber Ferreira tem 30 dias para concluir o inquérito, mas adianta que uma falha de comunicação pode ter causado o acidente, que dilacerou a perna de Schuch.
– O motorista do pushback disse que recebeu autorização do mecânico que estava sob o avião (Schuch) para movimentar a aeronave. Ele disse que, ao ouvir um grito de dor, deu marcha a ré. Provavelmente passou novamente sobre a perna – detalhou Ferreira.
Para esclarecer as causas da morte do mecânico, que chegou a passar por cirurgia no hospital, o delegado solicitou exames periciais. Conforme apuração feita nesta segunda-feira, a movimentação da aeronave segue um protocolo de autorizações, que começa pelo funcionário na cabine do avião, passa pelo mecânico em solo, nesse caso Schuch, e termina no motorista do pushback, que, então, movimenta a aeronave.
Essa comunicação é feita com fones de ouvidos. No entanto, relampejava no momento do acidente e, por medo de descargas elétricas, os operadores não estavam utilizando os fones.
– Vamos apurar se todos os protocolos foram seguidos, se os equipamentos que eles usavam eram suficientes – reforçou o delegado.
Por meio de nota, a Latam Airlines Brasil lamentou "o falecimento do seu funcionário em Porto Alegre":
"A companhia está investigando as causas deste acidente e solidariza a dor com os seus familiares e amigos, e segue prestando toda a assistência necessária a sua família."