Começou mais uma edição do South Summit Brazil. Pela quarta vez, Porto Alegre sedia um dos maiores eventos de inovação e tecnologia do mundo. As primeiras 12 horas de programação tiveram grande público, tempo bom na Capital — apesar de certa nebulosidade pela manhã — e, claro, muitas conversas sobre inteligência artificial (IA).
O assunto esteve em destaque na competição de startups, na fala de um dos principais speakers, o líder do WhatsApp para a América Latina, Guilherme Horn, e em um robô que interagia com os visitantes e chamou atenção.
— É um robô humanoide que os alunos utilizam em sala de aula para a programação em IA e experimentos em robótica — disse Marina Alano, community manager da Faculdade de Informática e Administração Paulista (Fiap), responsável pelo equipamento.
O dia ainda teve debate sobre o papel das redes sociais e práticas ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança).
O Grupo RBS marca presença na quarta edição do evento como Strategic Media Partner.
Abertura oficial

O ato de abertura oficial da edição aconteceu no fim da tarde, no Arena Stage, com presença de autoridades, do presidente do South Summit Brazil, José Renato Hopf, e da fundadora e presidente do South Summit, María Benjumea.
— Há 10 meses, em nosso querido Cais, a água chegava a 2m50cm; hoje, nos recebe mais espetacular do que nunca. O lema do South Summit Brazil 2025, "Beyond Resilience", representa como nos recuperamos e nos fortalecemos após a adversidade — destacou Benjumea.
Hopf reafirmou o papel da programação para o desenvolvimento:
— O que construímos aqui é para deixar de legado para sociedade gaúcha, brasileira e latino-americana. O que não vai faltar nesses três dias é conteúdo e conexões.
O governador do RS, Eduardo Leite, falou sobre a necessidade de um plano inovador para o futuro do Estado:
— As mudanças climáticas são uma realidade. O Rio Grande do Sul tem convivido entre os Estados do Brasil com os maiores desafios devido ao clima, com chuvas em excesso e escassez hídrica, afetando nossa produção primária. A resposta precisa ser inovadora ou não teremos condições de sustentar os efeitos.
Speakers
"Redes sociais não são mais o que deveriam ser"
Uma das palestras mais aguardadas desta edição aconteceu no começo da noite desta segunda. O desenvolvedor turco Orkut Büyükkökten falou sobre as redes sociais, que, segundo ele, "não são mais o que deveriam ser", porque não geram conexões reais e estão focadas na construção de popularidade. Orkut foi o fundador da rede social que levou seu nome e teve grande popularidade no Brasil na primeira década dos anos 2000.
"Brasil vai ter destaque"

Outro destaque na programação do evento, o líder do Whatsapp na América Latina, Índia e Indonésia, Guilherme Horn, ressaltou o papel do aplicativo no acesso a negócios online.
— Todas as empresas hoje usam o WhatsApp, em alguma funcionalidade. Empresas grandes e pequenas, são várias os casos em que a plataforma é a única ferramenta — avaliou Guilherme Horn, no palco The Next Big Thing.
Horn ainda enfatizou a revolução relacionada à inteligência artificial e apostou em um papel relevante do Brasil neste contexto:
— Acreditamos que o WhatsApp vai ter um papel muito fundamental nessa mudança toda, e o Brasil vai ter um destaque muito grande.
Entretenimento e sustentabilidade

O palco The Next Big Thing recebeu, na tarde desta quarta, um painel sobre entretenimento com propósito. Mediado por Rafael Lemos, CEO da Uhuu.com, plataforma de gestão de ingressos e experiências, a conversa contou com participação da diretora-executiva de Marketing do Grupo RBS e head do Planeta Atlântida, Caroline Torma, e a CMO da Lojas Renner S.A, Renata Altenfelder.
O evento mostrou como marcas gaúchas fazem para levar as práticas ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança) ao entendimento do público. Torma destacou o exemplo do Planeta Atlântida, festival de música que atravessa gerações e que passa a incorporar cada vez mais práticas sustentáveis:
— Uma marca não chega a 30 anos por acaso. Evoluímos com nosso público para quem o tema ESG vem ganhando cada vez mais relevância.
Competição de startups começa
O começo de uma edição do South Summit marca também a largada de mais uma competição de startups. Cinquenta finalistas se apresentam nos chamados pitches, exposições curtas do negócio, diante de jurados.

As inscritas foram divididas em cinco categorias. Na divisão Sustentabilidade e Tecnologia Climática, uma startup gaúcha apresentou solução para um problema enfrentado por Porto Alegre durante a enchente de maio de 2024: a medição do nível do Guaíba. A TideSat desenvolveu uma forma de medir a profundidade sem a necessidade de uma régua em contato com a água.
A categoria trouxe ainda inovações no tratamento de água, no combate a incêndios florestais e no cuidado com a saúde das plantas (o que pode reduzir o uso de fertilizantes químicos na produção agrícola).
Em outra disputa, startups apresentaram soluções focadas na Indústria 5.0, com destaque para o uso de inteligência artificial para maior produtividade. Mas também há negócios que usam tecnologia para evitar acidentes na produção e até invasões e irregularidades nas empresas.

Na sexta-feira (11), as startups vencedoras serão premiadas em cinco categorias: Destaque; Mais Escalável; Mais Sustentável; Mais Inovadora; e Melhor Time.
Gastronomia gaúcha a bordo
Atracado no Cais Mauá, o Viva o RS Boat recebe os visitantes com comida e bebida locais. Os chefs Rodrigo Bellora e Ricardo Dornelles preparam, dentro do barco, petiscos criados a partir de expedições gastronômicas pelo Rio Grande do Sul.
— Fazemos isso trazendo inovação, usando ingredientes tradicionais de um jeito diferente — conta Rodrigo.
Como participar
Ainda dá tempo de participar da edição. Os ingressos para o South Summit 2025 podem ser adquiridos no site oficial do evento. As entradas estão disponíveis nas categorias Attendee (R$ 1.090), Business (R$ 3.899) e Executive (R$ 5.499), no quarto lote. Também é possível adquirir lotes corporativos com descontos.
South Summit Brazil 2025
- Data: 9 a 11 de abril de 2025
- Horário: os portões serão abertos às 8h e o evento se encerra às 20h
- Local: Cais Mauá, Centro Histórico, Porto Alegre
- Endereço para transporte por aplicativo: Avenida Presidente João Goulart, 97
- Estacionamento oficial: Claro Parking – Av. Edvaldo Pereira Paiva, 1000 – Praia de Belas. Funcionamento: Das 7h30min às 21h. Tarifa: R$ 25 (até duas horas) | R$ 5 (a cada 30 minutos adicionais)