Os vereadores de Porto Alegre aprovaram nesta segunda-feira (18) o projeto de lei enviado pela Prefeitura que solicitava autorização para contratação temporária de funcionários para atuar no setor da saúde. Serão 148 trabalhadores que irão reforçar o atendimento durante a Operação Inverno.
De acordo com o projeto aprovado, os funcionários atuarão por um período de 120 dias, sendo distribuídos entre os Hospitais Presidente Vargas e Pronto Socorro (HPS); Pronto-Atendimento Cruzeiro do Sul (Pacs); e na Atenção Primária e Farmácias Distritais.
Agora, o projeto passa pela sanção do prefeito Sebastião Melo e, a partir desta etapa, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) poderá contratar os seguintes profissionais:
- 23 Auxiliares de Farmácia
- Quatro Biomédicos
- 29 Enfermeiros
- Oito Farmacêuticos
- 74 Técnicos em Enfermagem
- Dois Técnicos em Laboratório e Análises Clínicas
- Seis Médicos Pediatras
- Dois Médicos de Emergência
O HPS receberá o maior número de trabalhadores - serão 51 pessoas. O setor de Atenção Primária e as Farmácias Distritais vem na sequência, com 45 profissionais que serão distribuídos entre os setores.
Em justificativa ao projeto, a prefeitura de Porto Alegre afirmou que a partir do mês de maio se faz necessário incrementar o sistema de saúde durante a Operação Inverno. Ainda segundo o Executivo, a preocupação se faz necessária pelo aumento de demanda de atendimento tanto em função do vírus da influenza quanto do coronavírus.