
Evento criado para promover a ocupação noturna dos espaços públicos em Porto Alegre, a Serenata Iluminada foi bem-sucedida em movimentar o Parque Farroupilha, na noite de sábado, mas deixou uma marca negativa no local. A Redenção, que dormiu em festa, amanheceu em meio ao lixo.
Na manhã de domingo, avisado por usuários do parque, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) fez uma ação emergencial com 15 garis para limpar a sujeira da noite anterior. Foram retiradas três toneladas de resíduos, segundo o departamento.
O descaso de alguns dos participantes da serenata com o descarte do lixo - o texto de apresentação pedia que as pessoas levassem sacolas plásticas e recolhessem a sujeira - também motivou reclamações na página do evento no Facebook. Enquanto alguns postaram fotos do parque sujo, outros deixaram comentários com "puxões de orelhas" aos porcalhões.
Conforme o DMLU, o problema ocorreu porque - além da falta de lixeiras e de educação por parte de alguns - a organização do evento não teria comunicado a prefeitura da Serenata Iluminada.
Não foi a primeira vez que o evento deixou seu rastro no parque. Em outra das edições, em março do ano passado, calçadas e gramados ficaram repletos de lixo e muitos dos frequentadores tiveram de desviar de resíduos para conseguir se acomodar.
Procurada por Zero Hora, a organização do evento não atendeu às ligações, realizadas no começo da tarde desta segunda-feira, até a publicação da reportagem.
O DMLU solicita que, sempre que são planejados eventos em locais públicos, o órgão seja avisado com 15 dias de antecedência, para prever ações de limpeza. O contato pode ser feito pelo e-mail e-mail dmlu@dmlu.prefpoa.com.br ou diretamente com o setor de Limpeza e Coleta, no (51) 3289-6868.
*ZERO HORA