A partir deste sábado, passageiros de ônibus de Caxias do Sul passam a contar com um único modelo de vale transporte. O Cartão Caxias Urbano do Transporte Coletivo, chamado informalmente de cartão único, vai substituir todos os demais em uso. A troca será gradativa e a projeção da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade é de que em cerca de seis meses a migração esteja concluída. Os benefícios não mudam: gratuidades estão mantidas e estudantes seguem pagando a metade do preço. A mudança integra o Sistema Integrado de Mobilidade (SIM Caxias).
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A grande diferença é a apresentação das passagens: se até agora eram contabilizadas em número de viagens disponíveis, com o novo cartão o visor da catraca vai mostrar a quantia em dinheiro restante. Por exemplo, se a pessoa tem 10 passagens para usar, com o novo cartão a tela vai mostrar o equivalente em dinheiro, de R$ 34. O mesmo cartão poderá ser usado para carregar unidades para mais de um fim: se um estudante, que pode comprar 50 passagens por mês pela metade do preço, gastar todas as unidades, poderá carregar mesmo o cartão com mais passagens antes de o mês terminar, mas ao preço normal. O tipo de passagem (normal, gratuita ou com desconto) será ajustado no cartão no modelo da compra, para que seja descontado o valor exato ao passar pela catraca.
– O sistema de crédito já é adotado nas grandes cidades – sinaliza o secretário de Transportes, Manoel Marrachinho.
Com a mudança, usuários da linha circular centro, cuja passagem custa R$ 2, pagarão esse valor exato ao passar o cartão. Atualmente, apenas quem paga em dinheiro tem o desconto, porque que usa o cartão tradicional tem uma passagem inteira descontada, que equivale a R$ 3,40. O plano da prefeitura, segundo Marrachinho, é unificar a tarifa em todo o sistema, elevando a passagem do circular centro. A proposta já foi debatida no Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT), mas não tem data para entra em vigor.
– Essa linha perdeu a lógica de ter tarifa diferenciada, porque quando essa linha foi criada, era para ela ser uma segunda perna da integração, a era a linha que fazia um papel de troncal. Hoje o sistema está todo integrado – explica o secretário.
Modelo de integração não muda
A implantação do cartão único compõe o processo de integração do transporte coletivo, iniciado em abril com a operação das duas Estações Principais de Integração (EPIs), Floresta e Imigrante. O sistema será o mesmo que já funcionava desde a inauguração das EPIs: o passageiro pode circular em ônibus alimentadores (que vão até os bairros) e troncais (vermelhos, que circulam de uma EPI até a outra) ou coletores (verde e amarelo) pagando apenas uma tarifa no período de uma hora.
O modelo de embarque e desembarque dentro das Estações também segue igual: a entrada nos coletivos continua ocorrendo pela porta de trás, sem passar pela catraca novamente – pessoas que pegam o primeiro ônibus na EPI pagam a passagem ao apresentar o cartão em uma catraca na entrada da estação.
As próximas etapas do SIM Caxias incluem a nova rotatória de acesso ao bairro Santa Fé, na RSC-453 (Rota do Sol), com previsão de iniciar em setembro. O projeto foi elaborado pela prefeitura, que aguarda aval do Daer em relação a modificações para iniciar a obra.
No próximo ano deve ocorrer a concretagem de corredores de ônibus nas ruas Bento Gonçalves e Marechal Floriano, além de capeamento asfáltico e revitalização da Avenida São Leopoldo e da Rua Luiz Michielon, construção de ciclovia na Luiz Michielon e melhorias no entorno do Monumento ao Imigrante.
SIM Caxias
Cartão único do transporte coletivo vale a partir de sábado em Caxias
O Cartão Caxias Urbano do Transporte Coletivo vai substituir todos os demais em uso
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