A Secretaria de Trânsito de Caxias do Sul pretende padronizar as paradas de ônibus dos bairros mais afastados do centro. A intenção é implantar as características utilizadas para as paradas do centro da cidade, especialmente das ruas Sinimbu e Pinheiro Machado. As informações são da Gaúcha Serra.
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Segundo o secretário Manoel Marrachinho, a intenção é iniciar esse trabalho assim que o SIM Caxias estiver completamente implantado, o que ocorre no próximo sábado com a inclusão das últimas linhas. As paradas prioritárias do projeto são dos bairros atendidos pelas linhas alimentadoras que integram o novo sistema de transporte. Depois que as modificações nestes bairros estiverem concluídas, o plano será estendido a outras partes da cidade.
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Conforme Marrachinho, a secretaria já firmou um pré-contrato com a Codeca para a execução de um plano piloto. A empresa vai mapear 100 pontos de ônibus e implantar piso, iluminação e abrigo onde for necessário, tudo de forma padronizada. Não está descartada troca de lugares ou até retirada de pontos em alguns locais para adaptar o transporte à demanda. O estudo e as alterações nos pontos de embarque e desembarque são necessários, segundo o secretário, porque até hoje não há regras para a implantação de paradas de ônibus na cidade.
– Tivemos ao longo da historia de Caxias uma carência de critérios para liberar paradas de ônibus. Normalmente os pontos de ônibus na cidade eram liberados mediante demanda. Havia uma solicitação e o município implantava uma parada. Então temos um excesso de paradas em várias linhas e uma escassez em outras. Consequentemente, há falta de padronização – explica Marrachinho.
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Além do pré-contrato com a Codeca, a secretaria também trabalha na elaboração de um projeto de lei para regulamentar os pontos de parada. Além de prever a padronização com critérios mínimos de conforto, a legislação também deve criar regras para os patrocínios nas paradas.
Segundo Marrachinho, o município recebe solicitações para a colocação de anúncios nas paradas, mas não há uma lei que regule a publicidade atualmente. As paradas que têm anúncio hoje são paradas antigas, com acordos que não têm mais validade.
Situação dos pontos
A reportagem percorreu sete bairros e loteamentos localizados em diferentes regiões da cidade. O critério para a escolha dos locais foi o tamanho e o número de moradores. Foram analisadas a cobertura, a pavimentação, a iluminação e o conforto das paradas. Os bairros e loteamentos visitados foram: Campos da Serra, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Panazzolo, Santa Catarina, Santa Fé e São Caetano.
Loteamento Campos da Serra: quase todas as paradas tem pavimentação e cobertura. Poucas tem apenas a placas de identificação, sem cobertura. A maioria fica próxima a postes, com a luminária voltada para a parada. Em uma das paradas, moradores chegaram a colocar um sofá e um colchão. Aliás, em muitas paradas no caminho para o loteamento Campos da Serra moradores improvisaram bancos com tábuas.
Cruzeiro: no geral, as paradas do Cruzeiro estão em bom estado. O que se percebe no Cruzeiro é que as paradas mais utilizadas pelos moradores para ir, agora até a estação de transbordo, têm cobertura. Do outro lado da rua, onde ocorre mais o desembarque, o mais comum são paradas com apenas a placa de identificação. Na principal via do bairro, a Rua Luiz Michelon, chama atenção que algumas paradas têm pouca iluminação.
Desvio Rizzo: a reportagem percorreu cerca de 10 paradas, principalmente na Avenida Alexandre Rizzo e na Rua Cristiano Ramos de Oliveira. Também, no geral, paradas em boas condições. Como a Alexandre Rizzo é uma avenida larga, a maioria das paradas conta com coberturas nos dois sentidos da via. Menos do que no caminho para o Campos da Serra, moradores do Rizzo também improvisaram bancos. Na Alexandre Rizzo, chama atenção uma poltrona de madeira na parada.
Santa Fé: maioria das paradas próximas a postes e com a luminária voltada para a parada. Porém, na parada que fica bem em frente à escola Angelina Sassi Comandulli, na Avenida Santa Fé, a iluminação fica do outro lado da rua. Aliás, essa parada do outro lado da rua fica junto a uma lixeira.
Panazzolo: das nove paradas observadas, apenas duas não tinham cobertura. Dois pontos da Rua Pedro Pezzi ficam proximos a terrenos baldios e um deles fica quase ao lado de um prédio abandonado. De uma forma geral, porém, a maioria das paradas está em bom estado.
São Caetano: A reportagem conferiu a situação de seis pontos. O de pior estado era o da Av. Dr. Assis Antônio Mariani, em frente à igreja do bairro. A parada não tem abrigo e a iluminação está distante. Também não há piso adequado e a parada fica ao lado de um terreno baldio.
Santa Catarina: Foram observadas as paradas das ruas Antônio Ribeiro Mendes, Jacob Luchesi e Jacob Brunetta. Algumas paradas da Jacob Brunetta ficam um pouco distantes da iluminação e em uma delas há pequenas irregularidades no piso. A maioria das paradas do bairro, no entanto, está em boas condições.
Transporte
Pontos de ônibus de bairros que integram o SIM Caxias devem ser padronizados
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