A agência Tudo Fácil, que integra e disponibiliza serviços públicos de diferentes unidades do Estado em um único local, começou a operar nesta semana em Caxias do Sul e, nesta sexta-feira (9), registra paralisação parcial de funcionários. Pela manhã, 12 dos 39 funcionários do turno não ocuparam seus postos. Segundo funcionários ouvidos pela reportagem, o protesto foi motivado por atraso salarial e de benefícios como o vale-transporte e vale-refeição.
O atendimento ao público não chegou a ser interrompido, mas está defasado. O mais prejudicado é o setor do Instituto-Geral de Perícias (IGP), que tem quatro atendentes, mas funcionava apenas com um neste manhã. Segundo informações repassadas pela equipe de trabalho, houve formação de fila na abertura da agência, que inicia o expediente às 10h. Por volta das 11h, quando a reportagem esteve no local, não havia espera por atendimentos.
Embora o atendimento tenha sido aberto ao público na segunda-feira (5), a agência local teve inauguração ainda na sexta-feira (2), há exatamente uma semana, no primeiro piso do Bourbon Shopping San Pellegrino. Desde agosto, equipes contratadas pela empresa terceirizada, Excelência Administração de Serviços de Limpeza e Portaria, de Porto Alegre, atuavam pela agência, ainda antes da abertura, sendo a remuneração aguardada referente a este período.
A reportagem tentou contato por telefone do representante da empresa, mas as ligações não foram atendidas e não houve retorno das mensagens enviadas. Os funcionários relataram que o atraso foi justificado com o feriado desta semana, e problemas na transação dos valores. Eles disseram, ainda, que a empresa se comprometeu em realizar o depósito ainda pela manhã e que, até o meio dia, o valor não tinha sido repassado.
No final da manhã, parte do grupo paralisado foi até o Sindicato dos Trabalhadores em Asseio e Conservação de Caxias do Sul (Sindilimp) em busca de medidas.
Por meio de assessoria, a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do Rio Grande do Sul afirmou que o Estado já está em contato com a empresa para verificar essa situação. e que também recebeu informação de que o pagamento seria feito ainda hoje. Ainda conforme a pasta, a empresa deverá ser notificada pelo Estado.
A agência Tudo Fácil de Caxias do Sul foi aberta como referência para a demanda dos moradores de 50 municípios da região, como Bento Gonçalves, Flores da Cunha, Garibaldi, São Francisco de Paula e Vacaria. O atendimento ao público de segunda a sexta das 10h às 20h e aos sábados das 10h às 14h. São oferecidos 60 serviços presenciais, entre eles do DetranRS, FGTAS/Sine, INSS, IPE Saúde, IPE Previdência, Procon e RGE. Além disso, terminais de autoatendimento permitem o acesso a mais de 500 serviços digitais pelo portal rs.gov.br.