O trânsito na BR-116 está totalmente liberado no sentido Serra-Capital, em São Leopoldo, no Vale do Sinos. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) foi concluído, no final da manhã deste domingo (3), o trabalho de içamento das 32 vigas que irão compor as pontes sobre o Rio dos Sinos. Com isso, o sistema pare e siga que vinha sendo adotado na rodovia na direção Serra-Capital foi encerrado e o fluxo de veículos foi liberado.
No sentido oposto, Capital-Serra o trânsito permanece com bloqueio total, com desvios por dentro da área urbana de São Leopoldo. A previsão do Dnit é de que a desobstrução ocorra a meia-noite deste domingo.
Desde a noite da última quinta-feira (30) o tráfego está alterado no km 245 da rodovia para o içamento das vigas. A operação envolveu 80 profissionais, divididos em turnos de 50 horas de trabalho ininterruptos. Com isso, foi possível concluir os trabalhos seis horas antes do previsto, antecipando a liberação da rodovia para a meia-noite deste domingo – o cronograma era para 6h de segunda-feira (4).
Nesta tarde tiveram início as ações de desmobilização para a liberação total da rodovia. As ações consistem na desmontagem do guindaste, remoção dos equipamentos e limpeza das pistas.
A obra
Com a instalação das vigas, a construção das travessias chega a 75% de execução e as equipes vão direcionar os trabalhos para dar forma ao tabuleiro da pista. Na sequência, serão instaladas as pré-lajes e feita a concretagem das transversinas. Posteriormente, será executada a laje superior de rodagem.
A expectativa do Dnit é entregar as novas estruturas no primeiro semestre de 2022. Elas integram um complexo de pontes e viadutos que visa melhorar o tráfego em um dos trechos mais movimentados da rodovia no Rio Grande do Sul.
Sobre o empreendimento
As obras das duas travessias foram iniciadas em março deste ano. Ao todo, serão construídas quatro novas pontes, paralelas às existentes, duplicando o número de faixas de trânsito de duas para quatro, por pista, na BR-116, no complexo dos Sinos. Serão duas pontes sobre o canal principal e outras duas na várzea do Rio dos Sinos. Este ponto é considerado um dos principais gargalos no tráfego do trecho metropolitano da rodovia - onde cerca de 140 mil veículos transitam diariamente.
As pontes sobre o canal principal, quando concluídas, terão 100 metros de comprimento e 11,3 metros de largura, com duas novas faixas de tráfego, passeio e ciclovia. Com cinco vãos de 20 metros, cada uma é composta por seis blocos de fundação. Cada bloco é suportado por oito estacas do tipo raiz, com 40 centímetros de diâmetro e comprimentos variáveis de oito a 13 metros. De acordo com o projeto, as estacas estão de dois a três metros cravadas em rocha, no subleito do rio.
Solução similar será adotada para as duas pontes da várzea do Rio dos Sinos. Elas serão construídas ao lado das duas existentes, possibilitando a reconfiguração atual de duas faixas de tráfego, por sentido, para quatro faixas. Neste caso, as novas estruturas terão 60 metros de extensão e 11,3 metros de largura, com duas novas faixas de tráfego, passeio e ciclovia.
Este complexo de travessias integra o lote 1 das obras de melhoramentos físicos e de segurança de tráfego da BR-116, no qual está prevista uma reformulação significativa em um segmento de 38,5 quilômetros, entre Porto Alegre e Novo Hamburgo.