Os estudos de concessão das estradas gaúchas devem ser concluídos até o final deste mês, de acordo com o governo do Estado do RS. Dentro deste pacote de 20 rodovias que serão repassadas à iniciativa privada está a RS-122, no trecho de Caxias do Sul a São Vendelino, que é considerado um dos pontos mais críticos do trânsito na Serra. Conhecida pelo grande número de acidentes com mortes, a rodovia, que está toda esburacada, terá pista tripla, segundo o governo do Estado. A informação foi divulgada pelo Secretário de Parcerias do RS, Leonardo Busatto, durante entrevista ao programa Atualidade, da Rádio Gaúcha, nesta segunda-feira (10):
— Algumas estradas têm pista simples e a maior parte será duplicada; outras têm pistas duplas e serão triplicadas. A parte da RS-122 que vai de Caxias do Sul até São Vendelino, no final da concessão, terá uma pista tripla por causa do grande fluxo.
Sobre prazos para começar e concluir a obra, o secretário afirmou que as mudanças na rodovia pela concessionária iniciam no início do processo.
— A ideia é que se duplique a RS-122, em direção a Caxias, até o quinto ano da concessão. A gente tem um volume de investimento, são mais de R$ 11 bilhões, sendo que cerca de R$ 1 bilhão por ano é para os primeiros cinco anos — disse.
O modelo de concessão também prevê duplicação da RS-324 em trechos onde há mais movimento na região serrana. A rodovia também tem histórico de mortes no trânsito. O último caso foi registrado na noite de domingo (9), quando uma jovem de 25 anos perdeu a vida na rodovia.
— Essa estrada é certamente a que mais preocupa e precisa de investimento. Estamos falando de toda a RS-324, passando por Nova Prata, Nova Araça, Casca, Marau, passando de Passo Fundo... toda ela será duplicada, mas em momentos diferentes. Até o quinto ano de concessão todo o trecho de Marau até Passo Fundo, que é o mais crítico, será duplicado; depois do ponto de Marau até Casca — destacou Busatto.
Ele explica que a intenção da concessão é manter as estradas bem conservadas:
— A ideia é fazer investimentos para que as estradas tenham padrão de qualidade mínimo. Vamos monitorar para que pelo menos por 30 anos tenhamos estradas mantidas em dia, sem buracos e desníveis.
Ainda de acordo com o secretário, até o final de maio os estudos de concessão das rodovias estaduais serão concluídos. Em junho e julho, as consultas e audiências públicas serão realizadas em todas as regiões. A intenção, segundo Busatto, é lançar o edital até o início de outubro para que o leilão possa ser feito em dezembro.
Novos pedágios na Serra
A Serra terá novos pedágio para financiar esses investimentos em estradas, segundo Busatto. Contudo, ele não revela em qual ponto serão instalados.
— Conhecemos o histórico do pedágio na Serra e ainda não definimos a localidade. Não pretendemos colocar novamente no ponto entre Caxias e Farroupilha. Sabemos que é polêmico e estamos cuidado isso — adiantou.
A localização dos pedágios será debatida no final do mês, segundo o secretário, mas novas praças e tarifas só serão colocadas em prática em 2023:
— Não se bateu o martelo, levaremos para definição do núcleo de governo e do governador para depois debater com lideranças regiões e em audiência pública com a comunidade.