A afirmação do governador José Ivo Sartori (PMDB) de que o Estado pagará as indenizações das áreas que precisam ser desapropriadas para a construção do aeroporto de Vila Oliva, em Caxias do Sul, ainda depende de avaliações que serão discutidas em gabinete. Na sexta-feira, o governador afirmou ao prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT) que “mesmo diante de todas as dificuldades financeiras do nosso Estado, vamos honrar com este compromisso”. A obra é estimada em R$ 124 milhões e, as desapropriações, em R$ 20 milhões.
A promessa assumida agora por Sartori já era um compromisso do então governador Tarso Genro (PT), mas uma data para a liberação dos recursos jamais foi divulgada. A prefeitura de Caxias do Sul já anunciou que não tem condições de arcar com esse gasto. Ontem, por meio de sua assessoria, o secretário estadual de Transportes, Pedro Westphalen, avisou que o projeto do aeroporto e a forma como o Estado vai garantir o pagamento das indenizações está sendo debatido com Sartori. Ele preferiu não falar em prazos para a liberação da verba e só deve falar sobre o caso na próxima semana.
– Ele (Sartori) não deu um prazo, mas evidentemente que agora eu vou apertar. Porque precisamos ter tudo em nome do município até o ano que vem, para que o governo federal possa licitar a obra – destacou Alceu.
Esperado como medida para ampliar o número de voos e de destinos saindo de Caxias do Sul e como consequente impulso à economia, o aeroporto de Vila Oliva também depende de licenciamento ambiental, que depende de autorização da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e de recursos para o pagamento da obra em si.
Em relação ao licenciamento ambiental, a empresa JMalucelli é a responsável por reunir a documentação e elaborar o projeto que seguirá à Fepam. A expectativa da prefeitura que ele seja encaminhado até o fim do ano. Após estas duas liberações (indenizações e licenciamento), o governo federal fará a licitação.
Um terminal de cargas também deve constar no projeto
A ideia é erguer uma estrutura que possa ser ampliada, uma vez que o município não descarta incluir um terminal de cargas, cuja construção ficaria com a iniciativa privada. A pista já será construída com base forte o suficiente para receber aeronaves maiores. O plano é de, em 2017, concluir o Plano Diretor de Vila Oliva, que serve para regrar e planejar obras na região, incluindo o terminal.
Como será o novo aeroporto
– Pista com 1.983 metros de comprimento e 45 metros de largura (no futuro, a ideia é aproveitar a pista e ampliá-la para receber cargueiros).
– Terminal de passageiros com 4.746 metros quadrados (tamanho definitivo).
– Pátio com espaço para oito aeronaves, que poderá ser ampliado para 12.
– Seção contra incêndios de 400 metros quadrados (tamanho definitivo).
– Estacionamento para veículos com capacidade para 600 unidades.
– Inicialmente, o terminal operará por instrumentos, mas a intenção é implantar o sistema ILS, que possibilita a aproximação da aeronave por precisão.