O Sistema Integrado de Mobilidade Urbana (SIM Caxias) entra em operação no dia 16 de abril com a promessa de qualificar o transporte coletivo urbano e amenizar a tranqueira de veículos na área central da cidade. O cronograma e os 22 novos ônibus BRT foram exibidos ontem pelo prefeito Alceu Barbosa Velho e convidados nos Pavilhões da Festa da Uva.
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O sistema e as mudanças do trânsito serão implantados de forma gradativa. É uma tentativa da prefeitura de estimular o uso de ônibus na cidade. Duas semanas antes do início da operação, os BRT, identificados com faixas vermelhas na parte superior e frontal, circularão pelas ruas Pinheiro Machado e Sinimbu sem passageiros. Será um teste.
No dia 8 de abril, haverá uma demonstração do sistema para a imprensa. No dia 12 de abril, presidentes de bairros participam de uma simulação.
Na primeira semana de operação, apenas três linhas alimentadoras devem entrar em cada uma das estações _ são ônibus que trazem passageiros de bairros para o embarque nos BRT. Essas linhas serão definidas pela Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade na tarde de hoje. Posteriormente, a ideia é integrar as demais linhas. A previsão é ter todo o sistema em funcionamento entre o final de maio e início de junho.
As novas linhas serão chamadas TR01. Os veículos, com capacidade para 180 passageiros (62 sentados), sairão das estações Imigrante e Floresta a cada 4 minutos. Qualquer pessoa pode usar o sistema pagando apenas uma passagem (hoje, R$ 3,40). Contudo, é necessário ter o cartão da Visate. Quem paga passagem em dinheiro, não poderá usar o transporte integrado.
A partir de maio, a Visate implantará o cartão único, que substituirá os nove modelos atuais. No verso, constará a identificação: comum, estudantil e idoso, entre outras.
O trânsito terá alterações significativas. Além do corredor de concreto destinado ao BRT, haverá o corredor exclusivo para outros coletivos, táxis embarcados e táxis-lotações. Esse setor está sendo identificado com faixas azuis no asfalto. Restará duas faixas para outros veículos, que serão proibidos de circular nas faixas de ônibus. Conversões à direita, tanto na rua Pinheiro Machado quanto na Sinimbu, também serão proibidas.
O QUE MUDA NO TRANSPORTE COLETIVO
O passageiro poderá atravessar toda a cidade pagando apenas uma passagem. Exemplo: o passageiro que vem do Desvio Rizzo e pretende ir até Ana Rech, vai desembarcar do ônibus de linha normal (alimentadora) na Estação Floresta e embarcará no BRT da linha troncal. Dali, seguirá até a Estação Imigrante, onde será transferido para outro coletivo, que o levará até o destino final. Se o embarque e desembarque for realizado no prazo de uma hora, o passageiro pagará apenas uma passagem.
Com essa mudança, as linhas alimentadoras passam a levar os passageiros somente até as estações Floresta e Imigrante, e deixam de circular pelo Centro.
As linhas troncais sairão das estações a cada 4 minutos nos horários de pico, e a cada 6 minutos nos demais horários. Os ônibus são articulados e identificados com uma faixa vermelha na parte superior e frontal.
Quem quiser embarcar em um ônibus das linhas troncais fora das estações, precisará se dirigir a uma das paradas de ônibus no centro, que estão sendo identificadas com uma cor azul e placas vermelhas. Não será permitido o embarque ou parada fora desses pontos.
Os passageiros de linhas que não passarão pelas estações, como é o caso de bairros da Zona Norte ou da Zona Sul, também poderão usar o BRT pagando apenas uma passagem. Exemplo: o passageiro vem do bairro Santa Fé e desembarca no paradão da Bento Gonçalves. Dali, ele pode seguir a um dos pontos de embarque da linha troncal e aproveitar a mesma passagem no prazo de uma hora.
Quem usa as linhas coletoras (das perimetrais) também estará integrado, pois os veículos entrarão nas estações Floresta e Imigrante para embarque e desembarque.
A partir de maio, o cartão único será implantado gradativamente. A Visate informará como será a troca dos cartões atuais. As passagens não serão mais visualizadas por sistema de créditos, mas pelo correspondente em dinheiro.
O valor da passagem permanece o mesmo: R$ 3,40. Em caso de aumento da tarifa, que normalmente ocorre em janeiro, será estipulado um prazo para o uso do valor remanescente no cartão pelo preço antigo da tarifa.
Sem cobrador
Com a utilização do cartão único, tendência é extinguir a função do cobrador. Prefeitura e Visate pretendem abrir o debate sobre o assunto e a longo prazo, migrar os operadores para outras funções dentro da empresa.
PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NO TRÂNSITO
As ruas Pinheiro Machado e Sinimbu terão novo corredor de ônibus, ao lado do corredor de concreto, para circulação de outros coletivos, táxis embarcados e táxis-lotações. Dessa forma, restarão duas pistas para os carros.
O novo corredor, que está delimitado com faixas azuis pintadas no asfalto, funcionará inicialmente das 6h às 21h. Veículos não autorizados não podem usá-lo dentro desse horário. Posteriormente, a ideia é flexibilizar a utilização e permitir o acesso de carros em horários de menor movimento (das 8h30min às 11h30 e das 14h às 17h).
Na Sinimbu, será proibido conversão à direita nas ruas Moreira César e Do Guia Lopes. Hoje, essa conversão já é vedada nas esquinas com as ruas Garibaldi, Dr. Montaury e Borges de Medeiros. A regra também valerá na Pinheiro Machado nos cruzamentos com ruas Marquês do Herval, Visconde de Pelotas, Marechal Floriano e Coronel Flores.
A nova sinalização está sendo instalada nos pórticos. Por enquanto, as placas ficarão encobertas. A sinalização só passará a valer duas semanas antes da operação do SIM. A partir disso, haverá uma semana de orientação aos motoristas. Após, a fiscalização será maior e a multa estará valendo.
Nos próximos dias, serão removidas vagas de estacionamento na Avenida Júlio de Castilhos, entre o Senac e o Parque Cinquentenário, e também na Rua Treze de Maio.
Muitas obras pela frente
Mais obras pela frente
O programa SIM Caxias ainda tem quatro pacotes de obras previstas na cidade. Entre elas, os corredores de ônibus em concreto nas ruas Bento Gonçalves e Marechal Floriano cuja licitação chegou a ser lançada, mas não houve empresas interessadas.
Segundo o secretário de Trânsito, Manoel Marrachinho, um novo edital deve ser lançado nesta semana. Os outros pacotes incluem o recapeamento da Avenida São Leopoldo, a reformulação da rótula do antigo posto São Luiz, no acesso ao bairro Santa Fé, e o recapeamento da Rua Luiz Michielon, no bairro Cruzeiro, além de obras na BR-116 e no entorno da Estação Imigrante.
Na Moreira César, as obras do último trecho de concretagem dos corredores de ônibus começaram na semana passada. Atualmente, as equipes fazem intervenções no final da Rua Visconde de Pelotas, entre as ruas Duque de Caxias e Moreira César, e na Moreira, entre a Visconde e a Rua Ângelo Brustolin. Nesses pontos, os corredores de ônibus estão interrompidos para a construção do pavimento em concreto. Futuramente, a prefeitura ampliará o trajeto do SIM Caxias para o Norte e Sul.