Uma pequena caminhada por algumas ruas da área central confirma que, historicamente, o planejamento viário do município relegou pedestres e ciclistas a segundo plano. Hoje, caminhar ou andar de bicicleta por Caxias do Sul é uma tarefa que exige coragem e disposição para disputar espaço com motoristas que ignoram limites de velocidade e faixas de segurança.
Uma das provas disso é o montante que está sendo investido em cada um dos pilares de um dos mais ousados projetos de infraestrutura viária já executados no município, o Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) Caxias. O símbolo do projeto sugere uma hierarquia, com o transporte coletivo no alto, e os carros, abaixo de pedestres e ciclistas, esses em plano equivalente.
Somente nas obras para ônibus, estão sendo investidos R$ 37,7 milhões, com destaque aos novos corredores de concreto das principais vias, como Sinimbu e Pinheiro Machado. Para os carros, o valor é de R$ 11,3 milhões. Já o investimento para pedestres cai para R$ 1 milhão. Para ciclistas, há obras previstas, mas o montante a ser aplicado é indefinido.
Em 2014 a prefeitura lançou um edital para contratação de empresa que, entre outros pontos, elaboraria um plano cicloviário para Caxias. Não houve interessados e agora o documento está sendo refeito, com previsão de publicação para o próximo mês. Mas isso não significa mudanças em um futuro próximo. Segundo o secretário municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Manoel Marrachinho, a empresa contratada terá 18 meses apenas para elaborar o estudo. Somente depois desse prazo há a possibilidade de as obras começarem a sair do papel.
Para quem anda a pé, as dificuldades não são menores. Faixas de segurança são desrespeitadas e há vários cruzamentos sem sinaleira para pedestres. Parte do problema deve ser resolvida com o SIM, como promete o secretário de Transportes, através de medidas como instalação de 60 novas sinaleiras para pedestres e melhora na sinalização das vias.
- Eu não posso deixar o pedestre ser o gestor do trânsito. Temos que oferecer alternativas de segurança. Às vezes é o semáforo _ defende Marrachinho.
Segundo o secretário, é necessário priorizar as ruas neste momento porque não se pode implantar outras etapas, como sinalização ou um projeto de reforma de calçadas, antes que as vias estejam prontas, em seu formato definitivo. A previsão é que mais de R$ 60 milhões sejam investidos em obras do SIM Caxias.
Mobilidade
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