Dois anos após a onda de reclamações que forçou a suspensão da venda de chips de celulares no Estado, o sinal de telefonia foi ampliado em Caxias do Sul. Mas a boa notícia não contempla moradores do interior e de alguns pontos da área urbana.
Segundo o Procon, consumidores ainda relatam dificuldade para completar ou receber ligações em Fazenda Souza, Vila Seca, Vila Cristina, Criúva e Monte Bérico, e parte de bairros como Planalto e Santa Corona. Não há previsão a curto prazo para aumentar a cobertura nessas áreas.
Em 2012, quando a precariedade dos serviços resultou em ações do Procon, especialmente em Porto Alegre, Caxias do Sul contava com 166 ERBs _ como são denominadas as antenas de transmissão de voz e dados. Atualmente, segundo a Anatel, há 175 estações ativas, acréscimo de 5%. Comparado ao crescimento populacional no período, porém, o sinal disponível é igual a 2012: uma antena para cada 2.685 moradores.
O Acompanhamento do Plano de Melhoria do Serviço Móvel Pessoal da Anatel também indica que a qualidade dos serviços melhorou na zona urbana. A conexão oferecida por três das quatro operadoras em Caxias está dentro ou levemente acima dos padrões de referência.
Contudo, não há análise sobre o serviço em localidades afastadas da área central. A solução para essas comunidades deve demorar até um ano, segundo a Secretaria Municipal do Urbanismo. Atualmente, a pasta avalia quatro pedidos de licenciamento de antenas, sendo que apenas um equipamento atenderá o interior. A implantação das estações depende do interesse das operadoras.
- Uma dessas antenas está prevista para Criúva. A liberação depende de documentação e pode levar um ano para ser aprovada. Também estamos trabalhando em cima do licenciamento de outras antenas mais antigas - adianta o secretário Fábio Vanin.
Presidente do Procon Caxias, Dagoberto dos Santos garante que a relação entre as empresas de telefonia e o consumidor está mais clara.
- A informação de que determinado local não tem cobertura de telefonia está chegando ao cliente, o que não acontecia antes. Temos problemas de captação de sinais, é claro, só que isso é um trabalho contínuo - frisa Dagoberto.
O órgão de defesa tem sido mais procurado por clientes de telefones fixos. No caso de telefonia móvel, a principal reclamação é a cobrança indevida.
Nesta semana, o vereador Arlindo Bandeira (PP) levou as dificuldades da telefonia do interior à promotora de Justiça Especializada de Caxias, Janaína De Carli. Bandeira entregou à promotora uma lista com nomes e telefones de moradores dos distritos que procuram seu gabinete pedindo ajuda. Segundo o vereador, Janaína disse que investigará o caso.
Compare
Neste ano, o Procon Caxias recebeu 523 reclamações de serviços de telefonia móvel. Por ordem, as principais demandas são cobrança indevida, dificuldade para rescindir contrato e qualidade do serviço. No caso da telefonia fixa, foram 737 protocolos no órgão.
Telefonia móvel
Sinal de celular continua ruim no interior de Caxias do Sul
Em dois anos, operadoras instalaram nove antenas na cidade
Adriano Duarte
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: