Escalar um "time" de 11 uvas viníferas, em esquema 4 x 4 x 2, para entrar em campo durante a Copa do Mundo 2014. Essa foi uma das estratégias que deu à Vinícola Lidio Carraro, sediada no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, a honra de fornecer o vinho oficial do evento. Esse "time" foi inspirado nos 11 jogadores em campo: no ataque, uvas com maior participação no corte; no meio-campo, as que conferem complexidade aromática; na defesa, as que dão estrutura ao vinho; e no gol, a que dá o retrogosto final. Elas foram divididas nos vinhos tinto, branco e rosé da série Faces, encomendada pela Fifa especialmente para o evento.
A Lidio Carraro é uma vinícola de caráter familiar, com pouco mais de 10 anos no mercado de vinhos finos. A sede é na própria casa da família, no Km 21 da Estrada do Vinho (RS-444), e a boutique para receber os turistas é improvisada da sala de casa. No entanto, o que há de simplicidade há de inovação e cuidado no cultivo das videiras, e também no pioneirismo em técnicas de produção. Em 1998, a vinícola começou um processo de reconversão de vinhedos, e a partir de 2001 passou a cultivar vinhedos também em Encruzilhada do Sul, na serra do sudeste do RS. Desde então, virou case de sucesso no setor e começou a colecionar prêmios e conquistas.
_ Para conseguir o vinho ideal, tivemos que virar a página. Criamos uma nova filosofia de trabalho, a Filosofia Purista, que resgata na prática a essência do vinho e a pureza de expressão da uva _ comenta Patrícia Carraro, filha de Lidio e responsável pelo marketing da empresa.
Ela, seus dois irmãos, a mãe e o pai trabalharam juntos e conquistaram o paladar e a simpatia do setor vinícola, sob orientação da enóloga Mônica Rossetti. Hoje, a Lidio Carraro exporta para 25 países da América do Norte, Europa e Ásia. A relação com o esporte começou em 2007, quando forneceu o vinho oficial dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007. Três anos depois, forneceu o vinho e o espumante oficiais das comemorações dos 30 anos da fórmula stock car no Brasil. Agora é a vez da Copa.
_ Sabemos que o que mais contribuiu para sermos escolhidos pela Fifa foi a consistência da nossa qualidade, a reputação da nossa marca e nosso plano de negócios, de agregar valor ao que é essencial _ diz Patrícia.
São 600 mil garrafas da série Faces. Grande parte delas estará em todos os camarotes de todos os estádios da Copa, além de eventos oficiais da Fifa durante o Mundial. Há lotes também em algumas redes de supermercados da região e casas especializadas.
_ Estamos muito felizes em participar desse momento histórico do Brasil. Vamos receber o mundo, e com o nosso vinho pretendemos mostrar a diversidade, a autenticidade e a alegria do nosso povo _ comemora Patrícia.
Ela diz que o número de turistas tem aumentado no Vale dos Vinhedos em função do "vinho da Copa", mas que a maior alegria para a família é poder representar a qualidade do vinho brasileiro e deixá-lo como legado da Copa do Mundo 2014. Se depender da da família Carraro, a taça já está erguida.
Copa do Mundo
Vinícola do Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, já levantou a taça
Lidio Carraro representa a produção da região fornecendo o vinho oficial da Copa, licenciado pela Fifa
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