Nos últimos seis meses, a Secretaria do Turismo do Rio Grande do Sul concentrou esforços na divulgação do Estado com promoções específicas para a Copa do Mundo 2014. Gastou R$ 8 milhões em marketing para o pré-evento, ampliando os serviços de atenção turística em Porto Alegre, cidade sede que vai receber times de cinco continentes, e em outras 16 regiões turísticas do Estado.
A Serra, por sua tradição turística, é vista de forma especial neste plano de ação, está entre as regiões prioritárias no raio de 200 quilômetros a partir de Porto Alegre e sem dúvida contribuirá com o maior objetivo da Secretaria no período do Mundial: emplacar o Estado como a melhor sede turística de todo o evento.
Cidades como Bento Gonçalves, Gramado e Cambará do Sul, por exemplo, foram escaladas como titulares na tática de jogo do Estado para o Mundial. É de Bento que sai o vinho oficial da Copa. Gramado hospedará as autoridades políticas e econômicas de Honduras e Argélia, e Cambará do Sul vive a expectativa de apresentar a milhares de estrangeiros suas riquezas naturais. Nos 15 dias de jogos em Porto Alegre, o setor hoteleiro de Porto Alegre e regiões turísticas pretende lucrar R$ 500 milhões, e o setor de serviços deve render R$ 80 milhões de impostos aos cofres públicos do Estado.
_ Assim como será uma grande oportunidade para o turismo e o setor de serviços para Porto Alegre, será também para a Serra. Calculamos que em 20 dias, 250 mil turistas passarão por Porto Alegre, e pelo menos um terço deles visitará a região da Serra. É bastante gente, o momento é agora _ empolga-se o secretário de Turismo do Estado Márcio Cabral.
A empolgação não é gratuita. Porto Alegre ficou em 3º lugar na venda de ingressos da Copa para estrangeiros, totalizando 90 mil bilhetes, que se somam a outros 156 mil vendidos a brasileiros.
Copa do Mundo
Região da Serra está no roteiro oficial dos turistas
Secretaria do Turismo do RS destaca cidades de Gramado, Bento e Cambará como destinos que mais receberão visitantes
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