Dois dias depois de um protesto que pedia a instalação de uma sinaleira no km 141 da RSC-453 (Rota do Sol), em Caxias do Sul, um acidente com cinco feridos neste domingo voltava a chamar a atenção das autoridades para o tema.
A colisão entre um caminhão e um ômega foi o 17º acidente de trânsito registrado em 2013 naquele trecho, nas imediações do Posto Buffon (antigo Posto São Luiz). As vítimas passam bem.
Os acidentes ali são comuns, já que o local dá acesso aos bairros Santa Fé, Vila Ipê e Belo Horizonte, que concentra grande parte da população caxiense. Em 2012, o Grupo Rodoviário de Farroupilha registrou 69 acidentes de trânsito, com 39 feridos. Este ano, os 17 acidentes computam 15 feridos.
Ontem, durante 1h45min, o Pioneiro acompanhou o tráfego de veículos no local. Das 11h45min às 13h, o que se viu impressou: a dificuldade de mobilidade ocasionada pelo traçado da pista se alia com a pressa e imprudência de alguns motoristas.
Na primeira meia-hora, era quase ininterrupta a fila de veículos que, vindos do bairro Pioneiro ou de dentro da cidade, tentavam atravessar a Rota do Sol para ter acesso ao bairro Santa Fé ou à própria Rota sentido Farroupilha. Dificilmente a fila tinha menos de sete carros e, em alguns momentos, chegou a 11.
O movimento intenso da Rota deixava a travessia difícil. Enquanto os menores a arriscavam nas brechas entre um carro e outro, ônibus e caminhões, mais lentos e maiores, tinham que esperar mais.
Em março do ano passado, a Prefeitura havia divulgado um projeto que previa a construção de um trevo e o desenho de um novo traçado da pista, aproveitando o já existente.
A mudança principal que a obra traria seria a separação do fluxo em estradas laterais, uma no sentido Farroupilha - BR-116 e outra no sentido BR-116 - Farroupilha.
O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos da época, Edio Elói Frizzo, afirmou ainda que o projeto havia sido elaborado para a instalação de sinaleiras no futuro.
Segundo a assessoria de imprensa do Daer, o projeto não foi aceito pelo órgão porque ele transfere para a ruas laterias o tráfego pesado da RSC-453. A implantação traria congestionamento e a pavimentação da rua não aguentaria o trânsito intenso. O projeto também não contaria com espaço para a circulação de pedestres.
De acordo com o atual secretário de Trânsito, Transporte e Mobilidade, Zulmir Baroni Filho, o município se responsabilizou em entregar ao Daer um projeto de implantação de uma sinaleira no local.
Porém, ainda não há expectativa de quando esse projeto será entregue nem quem arcará com os custos do invetimento - a prefeitura ou o Daer.
- É uma solução paliativa porque o ideal ali será uma rotatória - admite Baroni.