O grande volume de solicitações ao Alô, Caxias, concentrado em um único setor da prefeitura, explica por que muitas vezes um cidadão amarga meses ou mais de um ano na fila à espera da solução de algum problema.
Em março, 63% dos protocolos tiveram relação com saneamento, buracos em calçadas, troca de lâmpadas e patrolamento de estradas e ruas em Caxias do Sul. Todas essas demandas são de responsabilidade da Secretaria de Obras e Serviços Públicos.
Por esse motivo, a preferência no atendimento recai sobre pedidos que estão há mais tempo na lista e obras urgentes. A área de saneamento é a que mais atormenta a população. São quase 300 pedidos represados, o que corresponde à metade da demanda, segundo os secretário de Obras, Adiló Didomenico.
Uma triagem requisitada pela Secretaria de Recursos Humanos e Logística, responsável pelo Alô, Caxias, apontou casos parados há mais de dois anos. É o caso de Norah Ione Pacheco Müller, 72 anos. Para consertar um buraco sob a garagem ao lado da moradia da mulher, no bairro Cinquentenário, equipes da prefeitura abriram uma cratera em março de 2011. O buraco jamais foi tapado e a garagem ameaça desabar. Norah protocolou a reclamação na prefeitura e ainda aguarda resposta. A tendência é de que o caso seja resolvido somente por meio de um acordo extrajudicial.
Por outro lado, a diretoria de Iluminação Pública tem conseguido dar respostas mais satisfatórias. Em média, a troca de lâmpadas leva dois dias. Em outros tempos, esse prazo podia chegar a 30 dias.
Pelas contas de Adiló, a tendência é que o represamento de protocolos diminua em abril. Em 2012, a secretaria tinha 76% dos pedidos. O índice baixou para 71% em janeiro e para 57% em fevereiro. Em março, voltou a subir para 63%.
O Alô, Caxias será reformulado dentro de dois meses, de acordo com a secretária de Recursos Humanos, Jaqueline Bernardi. Uma nova empresa está sendo contratada, por meio de licitação, para assumir o canal de atendimento. O cidadão poderá encaminhar os pedidos pela internet e por um telefone de três dígitos, a exemplo do 115 do Samae.
Paralelo à modernização do serviço, a Secretaria de Obras planeja a descentralização do atendimento. Serão criados cinco núcleos com equipes e maquinário de plantão em bairros diferentes.
Alô, Caxias
Tempo de espera e urgência determinam preferência para reparos solicitados pela população em Caxias do Sul
Quase dois terços dos pedidos e reclamações estão sob responsabilidade de uma única secretaria
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