Todos os 85 diretores de escolas da rede municipal de Caxias do Sul estiveram presentes no debate que durou três horas nesta quarta-feira, realizado na Secretaria da Educação (SMED), sobre o papel do professor na ensino. O foco da discussão era a reportagem especial publicada pelo Pioneiro com os depoimentos de cinco professores de países da Europa, Américas do Norte e do Sul.
O jornalista Fábio da Câmara, autor da reportagem do Pioneiro, apresentou um painel com informações exclusivas sobre as professoras entrevistadas e participou do debate ao lado da professora da UCS e mestre em Educação Tânia Azevedo, da psicóloga Amélia Dolores Berti, da presidente do Conselho Municipal de Educação, Glaucia Helena Gomes, e da promotora de Justiça Adriana Diesel Chesani.
- O professor deve ser aquele que ajuda alguém a ser alguém, e não aquele que ajuda alguém a apenas armazenar conhecimento - propôs Dolores.
O debate era aberto a relatos de experiências e opiniões dos diretores e funcionários da secretaria. As contribuições serão aproveitadas em pautas sobre o ensino público, que o Pioneiro continuará a publicar nos próximos meses. Para a secretária de Educação, Jaqueline Bernardi, o assunto não pode perder força.
- Essa matéria despertou uma discussão muito importante para todos nós. Devemos continuar nesse caminho - incentivou.
Relembre a reportagem
:: Na edição conjunta de 31 de março e 1º de abril de 2012, o Pioneiro publicou um caderno sobre o futuro da educação pública, ancorado nos depoimentos de professoras de cinco países, de três continentes. O perfil das entrevistadas era de profissionais experientes, que ensinassem a alunos entre oito e 10 anos.
:: Foi proposto às professoras que projetassem como imaginam que seriam o mundo e a educação dentro de 20 anos, quando essas crianças serão os adultos que estarão tomando as decisões importantes do mundo. Elas listaram ações que desenvolvem em sala de aula para formar cidadãos capazes de capitanear o planeta rumo a uma sociedade mais justa e digna para todos.
:: As cidades visitadas foram escolhidas por ter porte similar ao de Caxias do Sul, em torno de 450 mil habitantes. São municípios relativamente pequenos hoje, mas que, dentro de 20 anos, estarão enfrentando os mesmos problemas das grandes metrópoles mundiais: poluição, intolerância, caos no trânsito, violência. As cidades são Nice (França), Málaga (Espanha), Valparaíso (Chile), Fort Worth (EUA) e Caxias do Sul (Brasil).
:: O resultado foi uma reportagem que mostrou as batalhas diárias travadas pelas professoras para trabalhar valores éticos com as crianças e que abordou o papel da família na educação.
:: Todas as cinco professoras escreveram cartas, nas quais projetaram como serão o mundo e a educação dentro de 20 anos. Essas cartas serão colocadas em uma cápsula do tempo, que só será aberta em 2031.
Futuro do ensino público
Diretores da rede municipal de Caxias do Sul debatem sobre o papel do professor na educação
Reportagem sobre educação pública em diferentes países publicada pelo Pioneiro motivou a discussão
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