No ano em que se comemora o centenário da chegada do trem, o estudo para avaliar a viabilidade do retorno do transporte ferroviário de passageiros na região está atrasado. O cronograma de atividades, divulgado no dia 5 de março, durante a Festa da Uva, previa inicialmente a entrega do relatório até o final de julho, prazo que não será cumprido.
O estudo de viabilidade técnica e econômica do Trem Regional foi encomendado pelo Ministério dos Transportes e é coordenado pela Trensurb, em parceria com o Comitê do Trem da Aglomeração Urbana do Nordeste, a Aune. O trabalho está dividido em duas partes: o levantamento de campo, com visitas aos trechos da antiga malha ferroviária que liga Bento Gonçalves a Caxias do Sul, e as entrevistas com moradores das cinco cidades que compõem a rota (além de Bento e Caxias, Carlos Barbosa, Garibaldi e Farroupilha) para identificar a demanda pelo serviço na região.
A pesquisa com a população será realizada por estudantes da Universidade de Caxias do Sul (UCS), sob coordenação do Laboratório de Transportes e Logística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), contratada pelo Ministério dos Transportes para o trabalho. A etapa estava inicialmente prevista para o final de março e foi adiada diversas vezes. Sugestões para o questionário, dadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), e o processo de contratação da UCS para o auxílio na pesquisa são apontadas pelo coordenador executivo do projeto e consultor da Trensurb, Paulo Thimoteo, como os principais motivos do atraso. Superados os problemas burocráticos, a Copa do Mundo e as férias escolares adiaram novamente para agosto o início das entrevistas.
Segundo Thimoteo, a pesquisa com a população tem novas datas previstas, dias 11, 13, 14 e 15 do próximo mês. Estudantes de ensino superior da UCS serão contratados para a realização do trabalho. O processo de seleção será definido no início de agosto e alunos de todos os cursos poderão se inscrever. Aproximadamente 100 pessoas devem ser selecionadas e receberão treinamento das equipes da UFSC. A outra etapa do projeto é um levantamento das condições da malha existente, em parte já realizada pela Trensurb e que será complementada no final de julho pela UFSC.
O trecho entre Bento Gonçalves e Caxias do Sul tem 68 quilômetros de extensão e foi um dos 14 escolhidos em todo o país pelo governo federal dentro do programa de revitalização do transporte ferroviário de passageiros. Com os adiamentos constantes, Thimoteo não estima uma nova data para a entrega do relatório final.
Geral
Estudo sobre viabilidade do Trem Regional não será concluído no prazo previsto
Relatório da ligação ferroviária entre Bento Gonçalves e Caxias do Sul não estará pronto até o final do julho
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