No saguão do Aeroporto Hugo Cantergiani, a ideia era parar a primeira pessoa que encontrasse para saber onde era o balcão de informações. E, assim, apareceram atendentes da companhia aérea Gol (assista no vídeo abaixo).
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- Excuse, me. Im looking for the information desk (com licença, estou procurando o balcão de informações) - disse o falso turista.
Um deles apontou para onde ir. No balcão, o pedido foi por ajuda: a atendente olhava com um sorriso nervoso, daqueles típicos de quem não fazia a menor ideia do que estava ouvindo. Era preciso saber como chegar ao Hotel Intercity, um dos cadastrados pela Fifa.
- Só um minutinho - disse ela, apelando aos atendentes da Gol, que quiseram saber qual hotel o turista procurava.
Diante da resposta, explicaram que dava para ir até lá de ônibus, a pé ou de táxi.
- You can take a cab. It is just 10 minutes (você pode pegar um táxi, fica a 10 minutos do aeroporto) - disse um deles, sugerindo que o táxi seria a melhor alternativa.
- Is that expensive (É caro)? Is it walking distance (dá para ir caminhando)? - questionou, então, o turista sovina.
Um deles, proativo, foi até o ponto perguntar quanto seria a corrida.
- Custa R$ 22 - informou, em inglês.
Apontaram o ponto de táxi. Não fossem eles, não haveria informações necessárias porque não havia sinalizações em inglês para ir ao banheiro ou ao embarque e desembarque. Mas, no estande turístico no saguão, a jovem foi atenciosa e precisa (assista, no vídeo abaixo):
- Yes, I speak - cravou ela, esforçando-se para esclarecer qualquer dúvida.
- O que você tem aqui é sobre Caxias? - foi a pergunta do turista de fachada, em inglês, forçando um sotaque ao dizer o nome da cidade (algo como Caccias). Informações se sucederam:
- It is about tourism (mostrando os diferentes destinos turísticos da região).
- These are ways to go to places that are important here (explicou ela, falando sobre os principais pontos a se visitar).
Simpática, ofereceu todo o material de divulgação disponível da cidade, nenhum em inglês ou espanhol. E perguntou se queria um táxi. Era o próximo passo.
No Aeroporto
Teste Pioneiro Copa do Mundo: em Caxias, funcionários de companhia aérea e atendente de guichê de informações turísticas falaram em inglês com repórter
Apenas no balcão de informações do aeroporto a comunicação não foi possível
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