Ainda falta mais de um mês para o final do verão, mas boa parte das lojas de Caxias já sinaliza ações agressivas para liquidar as peças da estação. As promoções desta temporada do ano, que normalmente iniciavam no final de fevereiro, invadiram as vitrines com antecedência - em alguns casos, até emendaram os descontos comuns do pós-Natal e nem saíram de cena. O esforço dos lojistas em liquidar estoques é motivado principalmente pelas perdas de quase 30% que o setor acumulou no ano passado, afinal, é preciso recuperar os prejuízos.
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Para se destacar em meio a um mar de promoções, comerciantes inovam nas estratégias. Na Pioneira, as tradicionais placas com percentuais de desconto deram lugar ao valor final dos itens:
- Percebemos que o público não se interessa tanto por quanto o produto caiu. Ele quer saber o preço real das coisas, quanto exatamente ele vai pagar - relata o gerente Kevin Alexandre da Silva.
Juntamente com o momento econômico retraído, a intensidade das promoções é resultado de fevereiro ser, historicamente, um dos piores meses do ano para o comércio caxiense. Isso ocorre porque muitas pessoas saem da cidade no Carnaval e também porque o mês é mais curto que os outros e sem nenhuma data comemorativa para vendas.
- Antigamente fazíamos uma campanha forte por mês, mas agora temos mais. Em fevereiro, estamos atualmente com a liquidação de verão e depois teremos ainda a de volta às aulas - conta Cleci Jachinski, gerente da Lojas América, que traz descontos de até 60% em algumas peças.
Lojistas também estão apostando na aproximação com os clientes como forma de diferencial competitivo. A Dicorpo Outlet, por exemplo, tem realizado feiras fora da loja para atrair um novo público:
- Vamos seguir inovando o ano todo, até porque as projeções gerais apontam um 2016 semelhante ao de 2015. A hora agora é de ganhar menos nas vendas, mas conseguir se manter no mercado - acredita Suzana Sassi, proprietária da loja.
Além do comércio de rua, as promoções também estão presentes nas lojas dos shoppings. No San Pelegrino, terminou no domingo a campanha 4 Dias de Preços Derretidos, com descontos de até 70%.
A queda no poder de compra do caxiense resultou em ao menos um fator positivo: o consumidor está mais consciente. Conforme Suzana Sassi, proprietária do Dicorpo Outlet, o público está mais do que nunca de olho no valor final dos produtos, mas não abre mão da qualidade:
- O consumidor procura um preço acessível, mas não quer comprar qualquer coisa que não vai durar muito tempo. Isso pra gente que sempre investiu em qualidade é interessante, porque se torna um diferencial importante - analisa.
Essa consciência também reflete na inadimplência. Embora o número de endividados em Caxias seja alto (atualmente são 73,9 mil), as inclusões no SPC estão desaceleradas. Por outro lado, as exclusões do sistema também estão menores, o que faz o número geral de inadimplentes seguir alto, revela Ivonei Pioner, diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL):
- O consumo baixou muito, mas notamos um movimento de redução também no número de novas dívidas. Isso mostra uma consciência maior do consumidor na hora da compra.
Descontos
Comércio de Caxias antecipa liquidações de verão para driblar a crise
Estratégias buscam amenizar perdas após um 2015 retraído do início ao fim
Ana Demoliner
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