O frio intenso, fator que costumava figurar como decisivo na hora do caxiense ir às compras, não está sendo mais o suficiente para determinar boas vendas. Mesmo com as atuais temperaturas baixas, a maioria dos estabelecimentos da cidade exibe nas vitrines promoções atrativas para liquidar as peças de inverno. Mais do que abrir espaço nos estoques para as novas coleções que já estão a caminho, a estratégia do comércio ocorre também para não fechar a estação no prejuízo.
Neste ano, lembra Ivanir Gasparin, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Caxias do Sul (Sindilojas), o frio apareceu cedo, ainda no outono. Depois deu uma longa trégua e só voltou há poucos dias, quando as liquidações já haviam começado.
Em função disso e de outros fatores, a previsão do dirigente é que as vendas desse ano terminem "empatadas" ou levemente maiores que às do inverno de 2012, ano que já havia apresentado queda de até 20% nas compras da estação em relação a 2011. O cenário econômico, destaca Gasparin, é outro ponto que influencia nos resultados:
- Em 2011, a economia estava bombando e esse clima de incertezas e expectativas não estava tão presente. Não é só o frio que impulsiona as vendas. Se terminarmos o ano igual do ano passado já está bom - destaca.
Leia mais sobre o assunto no Pioneiro desta quinta-feira.
Frio não garante vendas
Apesar das temperaturas baixas, maioria das lojas caxienses está liquidando peças de inverno
Previsão é que as vendas desse ano terminem "empatadas" ou levemente maiores que às do inverno de 2012
GZH faz parte do The Trust Project