Passado o Carnaval, logo os parreirais de ovos de chocolate devem disputar a atenção dos consumidores na terra da uva. De acordo com o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo, a expectativa é de que até a primeira semana de março todos os estabelecimentos já estejam com os corredores abastecidos de produtos para a Páscoa.
Atualmente estima-se que pouco mais de 40% da rede gaúcha de supermercados já ofereça os itens. Em Caxias, o calor deve fazer com que os ovos ganhem as gôndolas apenas nos primeiros dias de março, embora alguns estabelecimentos já estejam começando a montagem das exposições.
Para vencer a concorrência e conquistar clientes, marcas de chocolates artesanais apostam em novos sabores e opções mais sofisticadas. A fabricante de chocolates finos Ferronatto, de Caxias do Sul, colocará no mercado ovos de chocolate com 40% de cacau, chocolate branco com cookies, com creme de avelã, e chocolate ao leite com morangos desidratados.
Na Flabélia, também caxiense, a aposta é na diferenciação a partir da segmentação. O proprietário Rafael De Lucena Perini conta que esse ano a empresa está se especializando em uma estratégia que ganhou força no ano passado: dedicar-se a oferta de presentes personalizados para o público corporativo.
- Com as novas lojas que abriram em Caxias, buscamos fazer o que as outras não fazem - diz Perini.
É possível personalizar desde as etiquetas até barrinhas de chocolate em alto relevo, opções muito procuradas por empresas. Entre as novidades que a empresa pretende oferecer para essa Páscoa está um ovo com a casca recheada no sabor caramelo, ainda em fase de testes.
Confira na edição de final de semana do Pioneiro uma reportagem completa sobre o assunto.